Logo O POVO+
Governo Federal assina contrato para obra no Porto do Mucuripe
Economia

Governo Federal assina contrato para obra no Porto do Mucuripe

Empresa belga Jan de Nul do Brasil Dragagem Ltda será responsável pela construção, no valor de R$ 20,484 milhões, que aumentará a profundidade do Porto para atracação de navios de cargas e turísticos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Após mais de três anos de espera, será realizado neste ano, provavelmente ainda no primeiro semestre, a dragagem do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. Ontem, foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU), o extrato de contrato do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil com a empresa belga Jan de Nul do Brasil Dragagem Ltda, para executar o aumento da profundidade no local. O valor da obra é de R$ 20,484 milhões e a previsão da execução dos serviços é de seis meses.


A obra consiste na dragagem da área de acesso ao cais do novo terminal de passageiros de 10 para 13 metros, o que vai possibilitar a ampliação da atracação de navios para a movimentação de passageiros e carga geral. A empresa vencedora da licitação é do grupo Jan de Nul, de origem belga, que tem no portfólio a construção de novas eclusas do Canal do Panamá e as Palm Islands de Dubai.


“Uma vez a dragagem sendo concluída, teremos um aumento significativo de navios de cargas e de passageiros no Porto de Fortaleza e consequentemente, gerando novas receitas e produzindo crescimento na balança comercial do Estado do Ceará”, diz, em nota, a Companhia Docas do Ceará, responsável pela infraestrutura do Porto.


O presidente do Visite Ceará e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), Regis Medeiros, acrescenta que a dragagem é importante porque vai permitir que os passageiros de cruzeiros que passam pelo Ceará desçam no Terminal de com toda a infraestrutura e comodidade necessárias.


“É mais um equipamento que vamos colocar para funcionar em plenitude”, diz, ressaltando que, com isso, Fortaleza deve se consolidar ainda mais como rota de grandes cruzeiros. Para ele, mesmo ficando pouco tempo na Cidade, esses turistas movimentam a economia, conhecem o destino e, sendo bem recebidos, podem voltar para passar mais dias.


O processo de contratação foi todo elaborado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, responsável pela liberação dos recursos para execução da obra e contratação da empresa. O prazo de conclusão é previsto para seis meses após início das obras.


A obra do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza foi construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério do Planejamento, visando à expansão e captação de oportunidades do setor turístico para o desenvolvimento econômico do Estado.


Ela inclui Estação de Passageiros de 9.000m², berço de atracação de 350 metros linear e pátio de área pavimentada de 40.000m² (pátio de contêiners). O berço de atracação e o pátio de contêiners são de múltiplo uso, ou seja, servem tanto para cargas quanto para passageiros. A construção teve início em março de 2012, sendo finalizada em janeiro de 2015.


Em nota, a Companhia informa que a responsabilidade de divulgar o Estado do Ceará, o município de Fortaleza e cidades circunvizinhas cabe exclusivamente às Secretarias de Turismo e outros órgãos ligados ao turismo.


“A captação de novos navios de cruzeiros, visando a inclusão da cidade de Fortaleza na rota turística, depende da propagação dos órgãos responsáveis por meio dos meios publicitários, planejamentos de marketing e estratégias de vendas fazendo com que nossa capital seja atrativa no setor turístico”, detalha, em nota.

 

CRUZEIROS PREVISTOS


INSIGNIA

Hoje, 20 de janeiro

Previsão de chegada: 12 horas

Desembarque: 13 horas

Previsão de partida: 23 horas

Passageiros: 617

Tripulação: 403

Total: 1.020

Faixa etária dos passageiros: 60 a 100 anos

Principais nacionalidades

Americanos: 384

Canadenses: 91

Ingleses: 65

Alemães: 21

Australianos: 10

Países Baixos: 8

Poloneses: 6

Brasileiros: 2


ALBATROS

Amanhã, 21 de janeiro

Previsão de chegada: 7 horas

Desembarque: 8 horas

Previsão de partida: 18 horas

Passageiros: 578

Tripulação: 332

Total: 910

Faixa etária dos passageiros: 60 a 100 anos.

Principais nacionalidade:

Alemães: 528

Suíços: 17

Austríaco: 16

Países Baixos: 3

França: 3

Belgas: 2

Romenos: 2

 

FONTE: Companhia Docas do Ceará


MEIOS DE ATRAIR NAVIOS

A captação de novos navios de cruzeiros depende da propagação dos órgãos responsáveis por meio dos meios publicitários.

 

TURISMO


PARA DAR CERTO


BOM FUNCIONAMENTO

Régis Medeiros, presidente do Visite Ceará e vice-presidente da ABIH-CE, explica que é importante que os equipamentos funcionem bem.

 

PROMOÇÃO

Mas, para colher frutos, ele diz que é preciso fazer promoção e captação de turistas. Papel este da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.

 

ATRATIVOS PARA O TURISTA

“Um bom berço para atracação, estrutura confortável e recepção, são atrativos para que esses milhares de visitantes voltem no futuro”, complementa.

 

O que você achou desse conteúdo?