PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Valor que reajusta de taxas do CE sofre leve queda

01:30 | 16/12/2017

Boa notícia para o contribuinte cearense. Em 2018, o valor da Unidade Fiscal de Referência do Estado do Ceará (Ufirce) será um pouco menor.

Calculada com base no Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a unidade é utilizada para reajustar taxas e multas estaduais.

Atualizada anualmente pelo IGP-DI, dos últimos 12 meses, foi estabelecido o valor da Ufirce, para o exercício de 2018, em R$ 3,931.

Em 2017, a unidade de referência foi fixada em R$ 3,944.

Segundo o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Benevides Filho, serão levemente afetadas as taxas cartoriais e outras cobradas pelas secretarias e órgãos de Estado. Um exemplo são as cobrados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Mauro Filho diz que, desde 2000, quando a lei que definiu que o Estado calcularia a Ufirce com base no IGP-DI, não lembra da Ufirce ter sofrido queda. O secretário ainda informa que vai estudar a possibilidade da unidade passar a ser reajustada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País. (Artumira Dutra)

ADRIANO NOGUEIRA