Logo O POVO+
Planeje antes do aumento
Economia

Planeje antes do aumento

Reordenamento das contas e criação de uma reserva financeira são alguns pontos que os pais devem considerar antes do período do reajuste das mensalidades
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1] 

Além do IPVA e IPTU, uma série de obrigações financeiras são típicas no início de cada ano. Uma delas é o reajuste da mensalidade escolar dos filhos, que tira o sono de muitos pais. Como não dá para fugir da despesa, mesmo que seja possível negociar com as instituições para ganhar descontos, o certo é recorrer ao planejamento.


O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) ainda não divulgou o percentual previsto de reajuste nas mensalidades das instituições para 2018. No entanto, o economista Ricardo Coimbra, mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), estima o índice deverá ser de 5% a 6,5%. “Isso tudo considerando a inflação, que deve encerrar 2017 próxima dos 3%, e os custos das escolas”, destaca.

[SAIBAMAIS]

O primeiro passo é fazer um reordenamento das despesas. Esse exercício requer atenção, pois, com o enxugamento dos custos das instituições de ensino, o acréscimo no valor da mensalidade pode ser abatido com a fonte de receita obtida. “Pode ser feito um remanejamento dos recursos, caso a família não consiga acompanhar o aumento das mensalidades”, diz o economista. Outro mecanismo é a negociação direta com os colégios em busca de descontos. “Os colégios facilitam esse tipo de negócio. Alguns concedem abatimento para os pais que antecipam as parcelas”, observa.


Em situações extremas, a mudança de escola, no caso dos pais que buscam valores mais competitivos, precisa ser avaliada com cautela. “Isso requer uma análise geral se a família terá como suportar ou não esse aumento. Se sim, não faz sentido mudar de escola. Isso pode comprometer o processo de inserção social e até afetar no rendimento escolar dos filhos”, conclui.


Para não ficar desprevenido, o economista Alex Araújo avalia ser importante criar uma espécie de “poupança” para o eventual aumento. “Criar uma reserva para o novo preço da mensalidade é necessário para cobrir ou amenizar o impacto da alta”, destaca. Ele também explica que, antes de 2018 chegar, os pais precisam iniciar o planejamento. “A antecipação do planejamento auxilia na redução das perdas no orçamento ligadas à educação”, garante.


Educação

A mensalidade é parte integrante dos gastos com educação. No entanto, é salutar pensar no gasto como um todo. É o que afirma o economista Lauro Chaves Neto, presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE).

 

“Tem o fardamento, livros, lanche e material de apoio durante o ano. Inclui cursos de línguas e até apoio psicológico e psicopedagógico”, lembra.


O economista Ricardo Coimbra explica que, para reduzir os custos, buscar no mercado livros usados pode ser uma alternativa para minimizar os gastos com o material de ensino. “Hoje no mercado alternativo, pode-se adquirir livros paradidáticos e outros para o ano todo. Conversar com pais de outras séries para trocar ou comprar livros também reduz o gasto com esse tipo de material”, afirma.


Quem não quiser optar pela compra de livros usados deve se planejar ainda em dezembro. “As livrarias não são procuradas como em janeiro. O momento é interessante para começar a procurar os livros. Assim, os pais evitam aborrecimento e um alto preço, se comparado com quem compra de última hora”.

 

Dicas para adaptar o orçamento familiar à mensalidade escolar


1 Faça um diagnóstico financeiro

É importante que a família faça um diagnóstico financeiro para saber em qual situação se encontra. Se for problema com endividamento ou inadimplência, é hora de rever todos os gastos para priorizar a continuidade dos filhos na escola.

2 Reduza gastos

Com o diagnóstico financeiro em mãos, veja quais gastos pode reduzir ou eliminar para priorizar o pagamento da mensalidade escolar sem comprometer as finanças da família. Esse diagnóstico irá gerar consciência de seu estilo de vida e padrão de consumo, para que possa mudar o comportamento e cortar gastos desnecessários.

3 Saiba o quanto irá pagar

Conheça o valor mensal exato a ser pago no próximo ano. Assim pode traçar um planejamento financeiro para 2018, considerando o valor reajustado da matrícula. Neste planejamento, é importante considerar também as despesas intrínsecas à rotina escolar, como uniforme, lanche, material, eventuais passeios, transporte, entre outras.

4 Negocie

Se preciso, é recomendável marcar uma reunião com o diretor, explicando a situação. Pode ser que consiga uma bolsa, um desconto, mesmo que temporário, a isenção da matrícula ou mesmo uma condição especial para pagar as mensalidades. Tudo isso para garantir um estudo de qualidade aos filhos.

 

O que você achou desse conteúdo?