PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Gastão assume Sesc e Senac do Rio de Janeiro

01:30 | 19/12/2017

Luiz Gastão estava à frente da Fecomércio-CE desde 2001 MAURI MELO
Luiz Gastão estava à frente da Fecomércio-CE desde 2001 MAURI MELO
Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) desde 2001, Luiz Gastão Bittencourt assumiu ontem a presidência dos conselhos do Sesc e do Senac do Rio de Janeiro. A intervenção capital fluminense é por conta da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de afastar Orlando Diniz do comando.

No lugar de Gastão, fica na Fecomércio-CE o vice-presidente Maurício Filizola. Ele deve seguir no Rio de Janeiro, pelo menos, até 6 de fevereiro de 2018, quando está previsto o julgamento por uma das turmas do Tribunal.

O convite para Gastão assumir o Sesc e Senac do Rio de Janeiro foi feito pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antônio Oliveira Santos. As gestoras do Sesc e do Senac-CE, Regina Pinho e Ana Claudia Martins, também assumem as diretorias regionais das instituições, no Rio de Janeiro.

O dinheiro público é determinante. Confederações nacionais e federações regionais de indústria e comércio receberam, em 2016, quase R$ 1 bilhão em repasse de dinheiro público. Legalmente é dinheiro para fazer a “administração superior” de Sesc, Senac, Sesi e Senai, as quatro maiores entidades, ao lado do Sebrae. Convite

De acordo com Gastão, ele estava no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, quando saiu a decisão da Justiça e o presidente da CNC o convidou. Segundo ele, antes do Réveillon, precisam entregar um plano de trabalho e um orçamento a serem analisados e aprovados.

A Diretoria afastada não entregou.

No Ceará, Patricia Rinaldi passa a comandar o Sesc e Rodrigo Leite, o Senac.