Logo O POVO+
Escolas estão mais aberta a negociação com os pais
Economia

Escolas estão mais aberta a negociação com os pais

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), professor Airton Oliveira, informa que as escolas de Fortaleza e do Interior estão mais abertas à negociação. De acordo com ele, a oferta de vagas é muito grande, principalmente na Capital, o que facilita os descontos.


“Vale a pena negociar diretamente com a escola. Ás vezes, os pais conseguem reajustes até mesmo abaixo da inflação”, afirma.


Segundo ele, existem mais de 1.400 instituições de ensino regular no Ceará, sendo mais de 43,86% em Fortaleza. Ele diz que grande parte dos colégios ainda não informou ao Sinepe-CE os reajustes nas matrículas, por isso, prefere não arriscar um índice médio. Mas garante que a correção ficará acima da inflação de 3% prevista 2017.


A recuperação da economia brasileira, ainda que lenta, já está beneficiando as escolas particulares do Estado. Por conta da crise, sobretudo nos anos de 2015 e 2016, dezenas de instituições cearenses fecharam as portas. Para o ano letivo de 2018, o Sinepe-CE estima aumento de 2% nas matrículas dos estabelecimentos do Ceará e 3% nos de Fortaleza. Isso representa crescimento de 0,2 e 0,8 ponto percentual ante o ano passado, quando a alta nas matrículas foi de 1,8% e 2,2%, respectivamente.


A queda na taxa de desemprego e o crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) influencia todas as atividades econômica, em especial, o setor da educação, destaca Oliveira. “Estamos otimistas com a volta do crescimento econômico. Isso estimula os pais a matricularem seus filhos”, acrescenta.

Raone Saraiva
O que você achou desse conteúdo?