Logo O POVO+
Use a tecnologia a seu favor
Economia

Use a tecnologia a seu favor

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A tecnologia pode ser uma aliada na busca por mais economia nos gastos de energia em casa. Hoje, por exemplo, existem vários aplicativos gratuitos, que ajudam a rastrear o consumo médio dos aparelhos eletrônicos e mesmo fornecer uma prévia dos gastos por determinado período.


“Controle é a palavra-chave”, explica o professor de administração da Universidade de Fortaleza (Unifor), Edson Ferreira.


Também recomenda ao consumidor explorar melhor as funções dos equipamentos eletrônicos, como o temporizador do ar-condicionado, que regula a temperatura ao ambiente.


Caso tenha o hábito de dormir assistindo televisão, é aconselhável ativar a função timer, para que o aparelho desligue sozinho. E evite deixar a tv no modo “stand by“, pois continua consumindo energia ao estar pronta para ser ligada a qualquer hora.


Delano Macedo explica que hoje também é possível fazer uso de “dimmer”, um dispositivo que é conectado ao interruptor, que ajuda no controle de luminosidade em lâmpadas. “Ele vai ajustando a potência da luz conforme o ambiente. É um investimento a mais que se faz, mas que pode trazer uma boa economia no fim do mês”.


Ele afirma que é preciso considerar a troca de equipamentos eletrônicos antigos por mais modernos que tenham níveis mais altos de eficiência energética. Hoje muitos aparelhos possuem o selo Procel, que indica aos consumidores quais são os modelos que consomem menos energia. A classificação vai de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

O que você achou desse conteúdo?