Logo O POVO+
Profundidade do Porto do Pecém é homologada
Economia

Profundidade do Porto do Pecém é homologada

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Na próxima segunda-feira, 27, a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos) vai receber, oficialmente, da Capitania dos Portos, a homologação da batimetria (medição da profundidade do calado) do Porto do Pecém, após a ampliação dos berços em 2015. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Ceará Portos, Danilo Serpa, no XII Seminário Internacional de Logística (Expolog).


De acordo com ele, além de homologar os berços 7 e 8 da ampliação, foi feita uma revisão de todos os berços. Com isso, o porto fica com um calado entre 14 e 15,5 metros ao longo dos oito berços.


O documento vai agilizar o atendimento para atracação de navios. Explicou que foi assinado convênio com o Instituto Nacional de Pesquisa Hidrográficas (INPH) e Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) que realizaram o estudo da medição da profundidade para o porto receber embarcações.


Durante o evento, Serpa destacou que, em 2017, o Pecém completa 15 anos e deve fechar o ano com uma movimentação de cargas entre 15 e 16 milhões de toneladas, um crescimento de 40% em relação a 2016. A movimentação de cargas tem crescimento médio, ao longo dos 15 anos de operação do porto, 27% ao ano Também ressaltou a parceria com o Porto de Roterdã, que inclui todo o Complexo Industrial do Pecém (Cipp). Explica que, com a parceria, o Porto de Roterdã compraria entre 10% e 20% da empresa CIPP S/A criada pelo Governo.


Hoje à tarde, último dia do Expolog, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, falará aos participantes sobre o atual favorável à atração de investimentos no Estado, com grandes projetos a serem executados, principalmente, por empresas estrangeiras.

 

O que você achou desse conteúdo?