Logo O POVO+
PIB do CE recua 3,4%; Estado tem 12ª maior economia
Economia

PIB do CE recua 3,4%; Estado tem 12ª maior economia

Queda da economia em 2015 atingiu todos as unidades da Federação. O Ceará ocupa a 16ª colocação entre os estados cujas participações, somadas, representam 40% do PIB brasileiro, que registrou retração de 3,5%
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1][FOTO2]

O recuo simultâneo do Produto Interno Bruto (PIB) em todas as unidades da federação, em 2015, é inédito no Brasil, considerando a série histórica da pesquisa, iniciada em 2002. Segundo os dados das Contas Regionais, divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Ceará o PIB caiu -3,4%, ficando próximo da média do País (-3,5%).


Em termos monetários, atingiu o valor de R$ 130,6 bilhões, o que equivale a uma participação de 2,2% do PIB do Brasil, sendo a 12ª maior economia do País. No ranking nacional, o Estado ocupa a 16ª colocação, integrando o grupo de estados cujas participações, somadas, representam 40% do PIB brasileiro.

[SAIBAMAIS]

Segundo o gerente das Contas Regionais, Frederico Cunha, o resultado foi puxado, em todo País, pelas quedas significativas do comércio, construção civil e indústria da transformação. No Ceará, duas atividades puxaram o crescimento da economia para baixo: indústria da transformação (-10,4%) e agropecuária (-18,9%). O quadro recessivo foi arrematado pelo comércio (-6,1%), atividade que tem peso de quase 15% na economia estadual, e pela construção (-2%).


O que amorteceu, observa Cunha, foi o setor da administração pública, que representa 23,7% do PIB, crescendo 0,9%. A redução dos serviços não foi muito grande (1,5%), se comparada a outros estados, o que mais pesa na economia cearense (76% em 2015).


Além da administração pública, a educação e saúde privadas tiveram bom desempenho. A atividade financeira (bancos e seguradoras) teve o melhor resultado do Ceará, que em volume cresceu 6,4%.


O coordenador de Contas Regionais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Nicolino Trompieri Neto, explica que O setor de serviços também apresentou queda no ano de 2015, porém em ritmo menos acelerado que o setor da agropecuária e indústria, o que ocasionou ganho de participação na economia do Estado. Acrescenta que as principais atividades que influenciaram negativamente o setor de serviços foram transporte, armazenagem e correio (-10%) e comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-6,1%).


Nicolino observa, ainda, que a atividade Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP) foi a única da indústria que registrou crescimento em 2015, com variação de 5,3%, comparado ao ano 2014. “Mesmo com esse fraco desempenho o setor da Indústria ganhou participação na composição da economia do Ceará, passando de 19,2%, em 2014, para 19,6%, em 2015.


Em relação ao desempenho negativo da agropecuária do Ceará, ele diz que está associado ao baixo volume de chuvas ocorridas nesse ano. As atividades “Pecuária, inclusive apoio à pecuária” e “Produção florestal, pesca e aquicultura” também apresentaram queda de 4,7% e 8,3%, respectivamente, comparado ao ano de 2014.


Seca

Essas perdas também ocorreram em razão do período de seca no Estado. “Como consequência desses resultados o setor a agropecuário perdeu participação na composição econômica do Ceará, participando com apenas 4,5%, quando em 2014 era de 5,2%” completa o coordenador de Contas Públicas do Ipece.

 

Os estados que tiveram melhor resultado foram bastante influenciados pela agropecuária. O que pesou negativamente foi a indústria de transformação, o comércio e a construção civil. Todas essas atividades tiveram quedas expressivas”, acrescenta Frederico Cunha.

 

NÚMEROS


6,1%

Foi a retração do comércio, atividade que tem peso de 15% na economia estadual

 

2%

Foi a queda observada no setor na cearense, a menor entre os setores

 

O que você achou desse conteúdo?