PUBLICIDADE
Jornal

Parceria para financiar projetos

20/11/2017 01:30:00
O Banco do Nordeste (BNB) vai oferecer crédito de longo prazo para empresas no Nordeste captarem recursos na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O acordo de cooperação em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) será assinado hoje, às 15 horas, em Brasília.

 

Na prática, o banco vai oferecer crédito para que as empresas possam financiar a contrapartida financeira que o modelo de negócio que a Embrapii exige.


“A Embrapii atua financiando um 1/3 do projeto com recursos não-reembolsáveis, mas, mesmo assim, muitas ideias não são postas em prática por falta de capital das empresas. Os empresários não dispunham do valor necessário para financiar a parte dele no projeto. Agora, com a parceria do BNB, estamos oferecemos uma oportunidade para viabilizar a execução da ideia”, afirmou o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães.


Ele explica que as instituições vão trabalhar para aproximar as empresas das unidades Embrapii detentoras de conhecimentos técnico-científicos e experiência no desenvolvimento tecnológico e de inovação, com o objetivo de incrementar a geração de negócios para a diversificação econômica regional. “Acreditamos que o acordo será um estímulo à indústria do Nordeste a inovar e a executar seus projetos e, assim, impulsionar o desenvolvimento econômico” analisou.


As inovações apoiadas pelo BNB terão como fonte os recursos do programa FNE-Inovação e do Fundeci. O primeiro visa a melhoria da competitividade do empreendimento, por exemplo, por meio de diversificação da linha de produtos ou serviços, diferenciação no mercado de atuação, utilização de novos materiais no processo produtivo, melhorias relevantes nos processos, entre outros.


Já o Fundeci tem como objetivo o desenvolvimento, a validação e a difusão de tecnologias compatíveis com as peculiaridades regionais, especialmente do semiárido, considerando-se os aspectos econômicos e sociais.

Adriano Nogueira

TAGS
NULL