Logo O POVO+
Oferta de vagas temporárias deve crescer 21,2% no Ceará
Economia

Oferta de vagas temporárias deve crescer 21,2% no Ceará

Sine/IDT estima que o Estado terminará este semestre com 4 mil vagas. De julho a dezembro de 2016, foram gerados 3,8 mil postos temporários
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Ceará deve encerrar o segundo semestre de 2017 com oferta de 4 mil vagas de empregos temporários, o que representaria aumento de 5,2% em relação a 3.800 postos disponibilizados em igual período de 2016. Para este mês de novembro, são estimadas até 600 oportunidades, número que crescerá em dezembro, quando o comércio ainda costuma contratar para atender a demanda de clientes em razão das compras de fim de ano.


A informação é do assessor da Presidência do Sistema Nacional de Empregos/ Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), Antenor Tenório. Ele destaca a importância dos últimos dois meses do ano para as contratações temporárias e informa que, de julho a outubro de 2017, já foram gerados 3.182 empregos do tipo no Estado.

[SAIBAMAIS]

“Este crescimento é positivo para quem está buscando inserção ou reinserção no mercado de trabalho”, diz, lembrando que cerca de 15% dos trabalhadores costumam ser efetivados após o término do contrato.


O incremento na oferta de vagas temporárias, porém, vai depender do cenário político- econômico brasileiro nos próximos dias. “Em 2017, vamos superar o que foi registrado em 2016, mas é pouco. E tudo vai depender de como a economia vai se comportar nestes cerca de 45 dias”, afirma.


Novas oportunidades

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, ontem, que no Brasil o Sine está com 2.586 vagas temporárias em diversas áreas. Porém, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou que 73,8 mil pessoas poderão ser contratadas pelo comércio, um dos setores que mais empregam nesta época do ano. O número seria 10% maior, se comparado com o registrado em igual período de 2016. A projeção positiva, segundo a CNC, se deve a uma melhor perspectiva de consumo. A entidade prevê que o Natal deste ano movimentará R$ 34,7 bilhões na economia nacional. Avanço de 4,8%, ante 2016. “O País está no rumo certo e o Governo Federal está tomando as medidas necessárias para colocar novamente o Brasil no rumo do crescimento econômico e da recuperação do emprego”, declarou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.


Diferença

Conforme o MTE, para o Ceará, estão sendo disponibilizadas 48 vagas, sendo 35 para o setor de serviços, nove para a indústria, três para o comércio e uma para a construção civil. Segundo Antenor Tenório, a diferença entre os dados fornecidos pelo MTE e as vagas ofertadas no Estado se deve a uma maior cautela dos empresários cearenses, que preferem não divulgar o total de vagas de uma vez só.

 

“Continuamos a realizar o processo de seleção, mas isso não é registrado no sistema. Nós não temos autorização para divulgar (total de vagas), pois isso pode gerar grandes filas e tumulto nas filiais do Sine”, acrescenta.

 

O que você achou desse conteúdo?