Logo O POVO+
Mercado do CE busca inovar para crescer
Economia

Mercado do CE busca inovar para crescer

O Inovaconstruir, evento realizado pelo Sinduscon-CE, trouxe cases de inovação tecnológica do mundo para inspirar as empresas do Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Para enxugar custos e voltar a crescer, o setor da construção civil do Ceará parte para a inovação. Impressão 3D e realidade virtual estão entre as novidades mais buscadas. Estas e outras tecnologias foram apresentadas na 2ª edição do Inovaconstruir, evento realizado pelo Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-Ce), no La Maison Dunas, de terça-feira, 7, até ontem .


No evento, houve apresentação da chinesa WinSun, que utiliza impressão 3D para construir empreendimentos. A tecnologia elimina o desperdício de materiais nos canteiros de obras e diminui o tempo da construção. A empresa chegou a produzir 100 casas de 200 m² em 24 horas, mansão de 1.100 m² com uma impressora de sete metros de altura e o primeiro escritório do mundo com a tecnologia, em Dubai.


“O mercado brasileiro é bom. É possível beneficiar o País com essa geração inspirada por aperfeiçoamento”, afirma o palestrante master, Ma YiHe, presidente da Winsun, acrescentando que a impressora 3D custa entre R$ 10 mil e R$ 1 milhão, e sua utilização traz sustentabilidade econômica e ecológica.

[QUOTE1]

Dentre os cases de sucesso nas palestras, estão o gerador solar heliotrópico, que se volta para a luz do sol, a adoção de projetos de paisagismo em prédios comerciais e a realidade virtual como meio de vendas.


Mercado

José Carlos Gama, vice-presidente da Área Imobiliária do Sinduscon-CE, afirma que é possível inovar em vários âmbitos do mercado imobiliário, algo que traz benefícios econômicos para o negócio e aquece o setor.

 

“Muito do que foi visto aqui pode ser usado no Brasil. O custo só tende a variar com material e preço de mão de obra. Entretanto, nós somos ricos em determinação. A nossa técnica permite tudo”, disse.


Segundo André Montenegro, presidente do Sinduscon-CE, o desenvolvimento do evento partiu de pesquisa aprofundada de temas solicitados e dos melhores cases ao redor do mundo. “Desenvolvemos tópicos de estrutura, urbanismo, gestão, aplicativos de grande produtividade, recursos humanos, rotatividade para a inovação”, detalha. Ele também destaca que um dos grandes méritos do Inovaconstruir é a troca de informações mais eficaz. Para ele, conhecer uma obra inovadora do outro lado do globo, como na China, faz com que as construtoras fiquem atentas e busquem inovar do mesmo modo.


“O desenvolvimento econômico sustentável do Estado depende de eventos como esses. Mostramos inovações que abraçam a qualidade da educação, economia e produtividade. Estudamos o melhor para o nosso País”, afirmou Montenegro.

 

O que você achou desse conteúdo?