Logo O POVO+
Inflação na RMF se mantém sob controle neste ano
Economia

Inflação na RMF se mantém sob controle neste ano

Em outubro, o índice que mede a inflação oficial teve avanço de 0,41% na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A inflação na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), está bem controlada este ano, apesar do avanço em outubro. O índice ficou em 0,41%, o que representou forte aceleração em relação ao índice de setembro, que havia registrado alta de 0,16%. Também ocorreu crescimento em comparação com outubro de 2016, quando a variação foi de 0,39%.


No acumulado do ano, o índice é de 1,89%, também bem abaixo do registrado em igual período do ano passado (7,55%). A inflação acumulada dos últimos 12 meses na RMF soma apenas 2,63%, sendo a oitava maior entre as 13 Regiões Metropolitanas pesquisadas no País.


Os dados são do Relatório de Inflação do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Segundo o analista de Políticas Públicas do órgão, Daniel Suliano, que elaborou o documento, 2017 teve duas boas surpresas fazendo cair os altos índices de inflação registrados na RMF em 2015 e 2016. Ele cita o esforço do Banco Central e a expectativa positiva gerada levando os preços para a meta de 4,5%. “Também houve um choque muito favorável na oferta de alimentos, uma boa safra, provocando sucessivas quedas de preços nesse grupo”, comenta, ressaltando que esse é o grupo de maior peso e que em outubro teve uma leve alta. “Os preços estão praticamente estáveis”.


Suliano acrescenta que no lado oposto, o grupo de habitação foi o responsável pela escalada dos preços neste mês de outubro no IPCA nacional ao registrar variação de 1,33%, com destaque para os itens energia elétrica e gás de botijão, com variações de 3,28% e 12,9%, respectivamente. Na RMF, habitação e vestuário registraram aceleração, com variação de 1,63% e 1,55%, respectivamente.


Suliano considera que o fato da atividade econômica estar muito baixa também contribui para o recuo de preços. Acrescenta que a inflação deve fechar 2017 bem abaixo da meta de 4,5%, pois mesmo com os aumentos de itens do grupo habitação o índice deve se manter comportado. Com a recuperação da economia, ele acredita que o IPCA apresente alta mas, ainda assim, inferior à meta. (Artumira Dutra)

O que você achou desse conteúdo?