Logo O POVO+
Estado busca modelo de gestão e negócios na Espanha
Economia

Estado busca modelo de gestão e negócios na Espanha

Governo inicia missão no país para conhecer o projeto 22@Barcelona. De acordo com Maia Júnior, titular da Seplag, há possibilidade de parcerias
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Governo do Estado inicia uma missão na Espanha com o objetivo de conhecer um modelo apropriado de gestão para o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (Pits), localizado no município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Durante três dias, o Ceará participa da Smart City Expo Word Congress, em Barcelona, evento sobre iniciativas para o desenvolvimento urbano sustentável das cidades.


“Vamos conhecer a implantação do distrito econômico de saúde em Barcelona. Nosso interesse é aprender e validar o que pode ser utilizado, não só para o polo de saúde do Eusébio, mas também o de Porangabussu”, diz Maia Júnior, titular da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag). A comitiva é formada por ele, por César Ribeiro, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e pelo médico Carlos Roberto Martins (Cabeto).


“São três dias de reunião, não só para conhecer o processo regulatório. Queremos observar a pesquisa e a produção de bens e serviços de saúde para criar uma rede de entendimentos na cadeia econômica”, reforça. Maia revela a possibilidade de parcerias com empresas que atuam no setor. “É possível (negócios com as companhias). Atualmente, conversamos com investidores de outros países, como a China. Há diálogo também com a Phillips (aparelhos médicos) e a IBM (sistemas informatizados de saúde)”, garante.


O projeto 22@Barcelona, centralizado no bairro histórico de Plobenou, modificou 200 hectares de áreas industriais obsoletas para atrair investimentos em atividades intensivas ligadas à pesquisa científica aplicada e desenvolvimento de produtos e serviços na área da saúde. Com potencial imobiliário, a iniciativa teve investimento público de 180 milhões de euros (R$ 687 milhões).


Pits

O Pits, localizado no bairro da Precabura, no município de Eusébio, ocupa uma área de aproximadamente 73 hectares. São duas empresas âncoras: Unidade de Ensino e Pesquisa Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua unidade de produção de fármacos, a Bio-Manguinhos.

 

Para atrair novas indústrias ao equipamento, o Estado concede incentivos de até 99% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gerado com base na produção.


Umas das empresas é o Instituto Pasteur, da França. Em agosto, o presidente da companhia, Christian Bréchot, reforçou a intenção da instituição em se instalar no Pits. A expectativa é que a empresa francesa implante uma subsidiária no polo até o fim de 2018. O CityCor, hospital de referência em cardiologia e a Nuteral, especialista biotecnologia e nutrição humana, também devem integrar o rol de empresas.

 

O que você achou desse conteúdo?