Logo O POVO+
Estado abre licitação para a venda de bilhetes
Economia

Estado abre licitação para a venda de bilhetes

Pregão será realizado no dia 5 de dezembro. Empresa vencedora deverá ser conhecida no início de 2018
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Governo do Estado iniciou o processo licitatório para contratar empresa responsável por administrar as dez bilheterias do ramal Parangaba-Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Fortaleza. As propostas virtuais dos interessados em participar do certame, do tipo menor lance, podem ser enviadas à Central de Licitações até o dia 5 de dezembro.


A empesa vencedora deverá ser conhecida no início de 2018. Segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a conclusão de trechos da obra do VLT pode liberar parcialmente a operação comercial. Não há definição sobre a tarifa a ser aplicada.

[QUOTE1]

“No transcorrer de 2018, a conclusão de trechos deve possibilitar a expansão da operação assistida atual (entre Borges de Melo e Parangaba) e, em seguida, início da operação comercial em trecho do projeto”, destaca a companhia. A operação comercial integral, envolvendo todos os trechos do VLT, está prevista para ocorrer até o início de 2019. A empresa vencedora do pregão eletrônico terá um contrato com 12 meses de validade, podendo haver prorrogação após o período definido.


Divisão

Equipamento integrante da lista de ativos do Estado que serão concedidos à iniciativa privada, o VLT Parangaba-Mucuripe está dividido em três trechos. O primeiro, que corresponde à construção de passagem inferior na avenida Borges de Melo, deve ficar pronto até fevereiro de 2018. A obra encontra-se em 76,5% de execução. O trecho 2, que liga as estações Parangaba e Borges de Melo, foi concluída e permanece em operação assistida, com transporte de passageiros feito de forma gratuita – entre 6 às 12 horas, de segunda à sexta. Ao todo, 600 pessoas circulam no trecho.

 

Já o trecho 3, entre a Estação Borges de Melo e a Estação Iate, no bairro Mucuripe, foram retomadas depois de nova licitação, realizada no último mês de agosto. Os trabalhos estão concentrados na construção da Estação São João do Tauape, que está em fase de conclusão da plataforma, e na construção da ponte sobre o Riacho Tauape, onde foi iniciado o aterramento da área para a implantação das vias férreas. A estimativa é concluir o trecho 3 em outubro de 2018.


O ramal de terá 13,4 quilômetros, ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. Ao todo, são dez estações. Atualmente, empresas estrangeiras e nacionais têm interesse na concessão do Sistema Metroviário do Ceará, do qual faz parte o VTL.

O que você achou desse conteúdo?