Logo O POVO+
As melhores empresas para trabalhar no CE são eleitas
Economia

As melhores empresas para trabalhar no CE são eleitas

Neste ano, a premiação foi dividida em três categorias. O Pinheiro Supermercado ganhou na Grandes Empresas; a Meireles e Freitas, entre as Médias; e a JW Saraiva foi primeiro lugar entre as Pequenas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Pinheiro Supermercado - O Bom Vizinho, Meireles e Freitas Serviços de Cobrança e a JW Saraiva foram eleitas as melhores empresas para trabalhar no Ceará em 2017 pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) e O POVO. O resultado foi anunciado ontem em Cerimônia no Centro de Eventos. Ao todo, 50 empresas foram reconhecidas por boas práticas de gestão de pessoas.


Esta é a oitava edição do prêmio GPTW no Ceará. E a cada ano aumentam a quantidade de empresas participantes - foram mais de 150 empresas inscritas - e o interesse delas em aperfeiçoar mecanismos de gestão de pessoas, observa o vice-presidente do Grupo de Comunicação O POVO, João Dummar Neto. “Isso faz com que surja uma cadeia de empresas que trabalham numa mesma linha”.

[SAIBAMAIS]

E os efeitos se multiplicam. “Colaboradores felizes têm como consequência uma empresa feliz que gera resultados. E isso se reflete também em toda sociedade. Uma cidade feliz é uma cidade boa de se morar”.


Uma das novidades da premiação este ano é que desta vez os resultados foram divididos em três categorias: Pequenas Empresas (entre 30 e 100 colaboradores), Médias (entre 100 e 999 colaboradores) e as Grandes Empresas (acima de mil colaboradores). Em comum entre as vencedoras a busca constante por um olhar mais humano nas organizações.

[QUOTE1]

A diretora do Pinheiro Supermercado, Xênia Pinheiro, bicampeão em sua categoria, explica, por exemplo, que na empresa são aplicadas mais de 400 práticas de desenvolvimento de pessoas que vão desde incentivos para que o colaborador continue estudando, como a construção de espaços para que ele possa descansar e se divertir. “Este prêmio mostra que estamos no caminho certo e nos estimula a fazer cada vez mais”.


A pesquisa leva em conta, dentre outros critérios de avaliação, a credibilidade, o respeito e o ambiente de trabalho oferecido aos colaboradores. Estes valores são mensurados por meio da avaliação das práticas de gestão e dos índices de confiança dos colaboradores.


Para o presidente da Meirelles e Freitas Serviços de Cobrança, Venâncio Freitas, o segredo para chegar a resultados como estes é colocar os colaboradores no centro das decisões. “A importância é significativa. É o reconhecimento de um trabalho, de uma cultura em que procuramos sempre fazer diferente, inovar. É procurar valorizar as pessoas aliadas à tecnologia, buscar atingir os melhores resultados”. Este é também o segundo pódio consecutivo da empresa em cinco anos de participação no prêmio. O que, na avaliação dele, aumenta a responsabilidade em melhorar a cada ano.


Em sua estreia na pesquisa, a JW Saraiva, empresa que fornece combustíveis para aviões, liderou o ranking entre as Pequenas Empresas. O resultado veio em um misto de surpresa e satisfação pelo dever cumprido, afirma a diretora da empresa, Nadja Saraiva. “É algo incrível. A gente sabia que receberia a certificação, mas nem perto imaginávamos que ficaríamos em primeiro lugar”.


Ela diz que para obter a certificação do GPTW, a empresa investiu em programa de qualificação de processos elaborado junto com os colaboradores. Foram nove projetos criados em consonância à missão da empresa. “A nossa empresa tem entre seus principais valores a valorização humana. E mais do que o prêmio, o nosso principal ganho foi ver nossos colaboradores mais felizes”.


Transparência

Investir em relações mais transparentes é uma das apostas da Ceneged, segundo no ranking das grandes empresas. “Temos conseguido manter hegemonia muito grande entre nossos colaboradores. As pessoas participam das relações e acreditam no nosso trabalho”.

 

Em terceiro nesta categoria ficou a 3Corações. Para a gerente de responsabilidade social da companhia, Milene Pereira, a partir de um envolvimento maior dos colaboradores cria-se também novas oportunidades de crescimento para empresa.“O prêmio é um reconhecimento do colaborador, o clima que ele vive na empresa”.

colaborou Rodrigo Aparecido/Especial para O POVO

 


RANKING


Outras categorias


1) O time do Ceneged subiu ao palco do Centro de Eventos para receber o segundo lugar no ranking das Grandes Empresas 2) A Amêndoas do Brasil ficou em segundo na categoria Médias Empresas 3) E a Locmed Hospitalar é estreante no pódio de finalistas no ranking das Pequenas

O que você achou desse conteúdo?