Logo O POVO+
61% dos municípios do Estado têm saldo positivo na geração de trabalho
Economia

61% dos municípios do Estado têm saldo positivo na geração de trabalho

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Dos 64 municípios do Ceará com mais de 30 mil habitantes, 39 cidades (61% do total) apresentam variação positiva no número de empregos com carteira assinada no acumulado de janeiro a outubro deste ano. Isso demonstra uma reação ao desemprego, especialmente nas cidades que têm indústria e comércio relativamente forte, considerando os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho na segunda-feira, 20.


Entre os destaques, estão Horizonte, com 862 empregos, Sobral (705), Morada Nova (686) e Missão Velha, com 508 postos de trabalho gerados no período. Fortaleza, que historicamente lidera a criação de postos de trabalho locais, dessa vez apresenta uma variação de -0,84% no acumulado do ano, com 5.638 vagas a menos.


Para o analista de Mercado de Trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Mardônio Costa, o ano de 2016 teve impacto negativo e, em 2017, os cinco primeiros meses também foram de saldo negativo. “Os primeiros sinais significativos de melhora só vieram a partir de julho”, diz, ressaltando que serviços e comércio têm grande peso no mercado de trabalho e estão se recuperando lentamente.


Em outubro, o setor industrial foi responsável por mais da metade (52%) do total de empregos gerados no Ceará (2.918). O comércio teve a segunda melhor variação. Mardônio diz que é difícil analisar o crescimento do emprego no Interior, porque existem muitas variáveis.


“E a gente precisa conhecer a realidade de cada um desses municípios para entender o que está acontecendo”, comenta, observando que as cidades têm particularidades mas, no geral, o crescimento do número de vagas com carteira assinada foram gerados pela indústria de transformação.

Artumira Dutra

O que você achou desse conteúdo?