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Obras do pátio de estacionamento de aeronaves têm previsão de conclusão em março de 2018. Ampliação do terminal depende de projetos
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O resultado da licitação, publicada em setembro, para as obras do pátio de estacionamento de aviões do Aeroporto de Juazeiro do Norte está previsto para sair ainda neste mês. A conclusão fica para março de 2018. Com nova estrutura, o terminal poderá receber aviões de maior porte. O montante do Ministério dos Transporte, Portos e Aviação Civil para a reforma é de R$ 2,5 milhões. Outros R$ 28 milhões serão destinados à ampliação do terminal, totalizando R$ 30,5 milhões.


Conforme O POVO apurou, o pátio do aeródromo não tem resistência para atender a aviões mais modernos. Michel Araújo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte (CDL Juazeiro do Norte), acompanha de perto o andamento da licitação e acredita que um dos motivos da Latam ter saído do aeroporto, em agosto de 2016, foi porque opera aviões A320 (174 ou 156 passageiros) e A321 (220 assentos). “A empresa voltaria a operar se a obra fosse finalizada. O voo era cheio”, observa.

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Em nota, a Latam afirma que tomou a decisão de encerrar as suas operações aéreas em Juazeiro do Norte, dando sequência ao processo de ajustes e otimização de custos. “Em 2015, o Grupo Latam Airlines anteviu a retração da demanda e fez o movimento de corte da capacidade ao reduzir a oferta no mercado doméstico brasileiro em 2,5%”, diz a companhia.


Sobre a possibilidade de voltar a operar no aeroporto, avalia como positivo o processo de concessão do terminal à iniciativa privada iniciado pelo Governo Federal em agosto deste ano. “No momento, entretanto, não estão previstos voos para o aeroporto de Juazeiro do Norte”, complementa a empresa aérea.


Em relação às obras de expansão e modernização do terminal do Cariri, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa, em nota, que o primeiro passo compreende a elaboração do projeto de ampliação, mas não estima data.


Perfil

O Aeroporto de Juazeiro do Norte tem movimentação média anual de 534 mil passageiros e 7.273 voos, segundo a Infraero. Os principais destinos partindo do terminal são Fortaleza, Guarulhos (SP) , Brasília, Campina Grande (PB) e Recife. O Governo Federal espera arrecadar R$ 40 bilhões com o processo de desestatização de 57 projetos, sendo 14 aeroportos.

 

O presidente da CDL Juzeiro do Norte defende que o aeroporto é um dos poucos que cresce “mais que qualquer outro” do País. “O problema do aeroporto não é a pista. É só o pátio. O taxiway, braço que leva a aeronave ao pátio, também tem resistência. É possível receber avião na pista, mas não no estacionamento, enquanto outro avião chega”, diz. A empesa que mantém aviões menores é a Avianca, fazendo o trajeto Juazeiro do Norte-Fortaleza com o A318 (117 passageiros). Mas a empresa vem trocando sua frota. Dos nove que tinha em Juazeiro, agora possui cinco operáveis.


A companhia que solicitou voo Fortaleza-Juazeiro do Norte à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) foi a Gol e começa a operar a partir de de dezembro. “Antes, ir para Fortaleza custava R$ 99. Atualmente, custa R$ 199. Com o voo da Gol, acredito que o preço atual deve cair, porque hoje só a Avianca opera o trecho”, explica Michel.

 

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