Logo O POVO+
Melhorias para o ambiente de negócios em 2018
Economia

Melhorias para o ambiente de negócios em 2018

A Agenda MPE, com diagnósticos que travam a criação de novas empresas e soluções para cada um dos problemas, foi apresentada ontem na 11ª Edição do Seminário Empreender, realizada em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

De julho a setembro deste ano, setores público e privado debateram propostas de melhorias do ambiente de negócios das micros e pequenas empresas (MPEs) do Ceará. O resultado dos encontros é que as medidas serão implantadas em 2018 no Estado. Focando nos eixos desburocratização, uso do poder de compras, acesso ao crédito e inovação/startups, a chamada Agenda MPE foi construída por meio de oficinas em Fortaleza e nas regiões do Cariri, Norte, Sertões do Crateús e Central.


Parceria entre Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), Grupo O POVO de Comunicação e Fundação Demócrito Rocha, a Agenda MPE foi apresentada ontem na 11ª edição do Seminário Empreender, no painel “Um Novo Ambiente para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios no Ceará”, no Centro de Negócios do Sebrae.

[SAIBAMAIS]

Nazareno Albuquerque, coordenador geral do Seminário Empreender, detalha que o estudo fez um diagnóstico dos maiores problemas enfrentados pelas MPEs e apresentou soluções. Inclusive, algumas já são utilizadas pela Junta Comercial do Ceará (Jucec). As prefeituras do Interior devem começar a implantar.


Negócios

Na programação de ontem do Seminário Empreender, também foram debatidos a concessão do Aeroporto Pinto Martins, a implantação do hub da Gol/Air France-KLM e o grande volume de negócios trazidos pelo porto e siderúrgica do Pecém. De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, Fortaleza está se tornando um polo para tecnologia e novos empreendimentos.

 

Segundo o secretário do Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Alexandre Pereira, a vinda de uma grande empresa gera uma alta demanda por novos negócios. Ele ressaltou que a chegada do hub e da empresa alemã Fraport, nova administradora do Aeroporto de Fortaleza, é incentivo aos pequenos empreendimentos para apostarem no momento que a Cidade recebe um fluxo maior de pessoas com poder aquisitivo maior.


Para o líder da Digital Transformation na Spread Tecnologia, Marcelo Negrini, o turismo impulsiona o setor de serviços e agora seria o momento de buscar na tecnologia mobile uma aliada para impulsionar os empreendimentos. “Tem de se reinventar antes que venha alguém e ultrapasse seu negócio. Não guardem uma ideia”.


BPOP

Ainda no Seminário, O Grupo O POVO de Comunicação apresentou as possibilidades do BPOP, ferramenta digital que ajuda na divulgação dos negócios do pequeno empresário. A plataforma funciona da seguinte forma: o site de cada empresa, ao aderir ao BPOP, é desenvolvido e quando o consumidor daquele produto ou serviço acessa a página e preenche o formulário com seus dados ou liga, o sistema BPOP guarda informações. Com mais informações do público-alvo potencial, a abordagem e o planejamento de estratégias das empresas tendem a ser mais assertivas. Conforme o diretor do BPOP, Sanchae Camatti, a plataforma permite ao empresário, que não teria condições de pagar ter site de qualidade.

 

Programação


Hoje


Oficinas gratuitas


8h30min – Técnicas de Vendas - Identificando o cliente


8h30min – Marketing para Pequenos Negócios - Como encantar o cliente


8h30min – Planejamento Estratégico - Preparando-se para crescer


8h30min – Legislação Municipal - Colocando um negócio legal pra funcionar


Inscrições para as oficinas no site do Seminário Empreender (seminarioempreender.com.br) e no local do evento.


* Programação sujeita a alterações.

 

SERVIÇO

 

11 º Seminário Empreender

Quando: Até hoje, a partir das 8h30min

Onde: Centro de Negócios do Sebrae Ceará (av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema)

Veja mais detalhes no site: http://seminarioempreender.com.br/

 

SEMINÁRIO

Apresentações

1) O Seminário Empreender é realizado no Centro de Negócios do Sebrae e contou com apresentações regionais 2) O evento reuniu pessoas das mais diversas idades para prestigiar palestras e apresentações gratuitas sobre empreendedorismo, inovação, marketing, entre outros assuntos.

O que você achou desse conteúdo?