Logo O POVO+
Fortaleza tem o 46° aeroporto mais pontual do mundo
Economia

Fortaleza tem o 46° aeroporto mais pontual do mundo

Entre os 30 aeroportos localizados no Brasil, o Pinto Martins está na 13ª colocação, segundo a OAG
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Estudo realizado pela consultoria britânica OAG, especializada em aviação civil, revelou que o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, é o 46º mais pontual entre 489 terminais pesquisados pela empresa em todo o mundo. Na lista de 30 aeroportos localizados no Brasil, aparece na 13ª colocação.


No País, o mais bem colocado no ranking foi o Aeroporto de Porto Seguro (BA), registrando índice de pontualidade de 87,8%. Na segunda e terceira posições, respectivamente, aparecem Curitiba (86,1%) e Brasília (85,9%).


Por conta do alto índice de pontualidade, estes aeroportos brasileiros, além dos de Belo Horizonte (85,3%), Porto Alegre (85,2%) e Foz do Iguaçu (85,2%), foram considerados terminais cinco estrelas no quesito avaliado. De acordo com a pesquisa, o Aeroporto de Fortaleza obteve índice de pontualidade de 84,1%, recebendo quatro estrelas.


Para fazer o levantamento, a OAG observou a pontualidade das operações no período de outubro de 2016 a setembro de 2017. No caso dos aeroportos, é considerado pontual o voo que chega ao destino ou sai em até 15 minutos além do programado.


No ranking geral da consultoria britânica, os terminais de Tokusima e Kochi, no Japão, e Hilo (EUA) foram os três melhores classificados, com cinco estrelas, quanto à pontualidade: 92,8%, 91,5% e 91,3%, respectivamente. Contudo, a operação desses aeroportos foi menor do que 15 mil no período analisado. Já o terminal de Birmingham, no Reino Unido, foi o quinto melhor colocado e o único entre os dez primeiros que tem movimento acima de 100 mil voos. Em Fortaleza, de outubro de 2016 e setembro de 2017, foram contabilizadas 40.785 movimentações.

[FOTO1]

O que você achou desse conteúdo?