Logo O POVO+
Eleições trazem cenário incerto para economia
Economia

Eleições trazem cenário incerto para economia

Economista-chefe da XP Investimentos discutiu ontem, na Fiec, importância das reformas para o crescimento do País
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O momento é de arrumação da política econômica. O cenário desenhado se torna mais nebuloso com as Eleições 2018. Assim avalia a economista-chefe da XP Investimentos, Zenia Latif. A especialista participou ontem do Fórum Industrial Ideias em Debate, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Após palestra, houve debate mediado pelo editor-chefe do Núcleo de Negócios do O POVO, Jocélio Leal.


“A agenda é extensa. As eleições próximas terão importância muito grande para o rumo da economia. Vivenciamos a crise fiscal e problemas envolvendo a Previdência. Sem as reformas estruturais, o abismo tende a aumentar”, afirma. “Mas queda dos juros nos trimestres começam a ter efeito na economia e se materializam no ano que vem”, complementa. Para ele, deve haver esforço para fazer reformas, obter ganho de produtividade e buscar a entrada de novos investimentos no País. Com a tríade de fatores, o Brasil poderá entrar nos eixos. A especialista acrescenta que o aumento de impostos não é factível a curto prazo.


Desastre

Ela explica que as políticas econômicas adotadas pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula resultaram na sustentabilidade do País. Contudo, o “desastre” se configurou na gestão Dilma Rousseff. “Foram erros que se acumularam”, critica.

 

O que você achou desse conteúdo?