Logo O POVO+
Caminhos para conquistar a independência financeira
Economia

Caminhos para conquistar a independência financeira

Antes de atingir a meta tão sonhada é necessário planejamento prévio a curto, médio e longo prazo. Confira dicas de especialistas ouvidos pelo O POVO
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Quem nunca pensou em alcançar a tão sonhada independência financeira? O significado de atingir tal objetivo pode ser múltiplo e variar de pessoa para pessoa. Mas, para a maioria, quer dizer simplesmente não depender diretamente da renda proveniente do trabalho (salário) para sobreviver.

[SAIBAMAIS] 

Contar com investimentos (aluguel de imóveis, dividendos de ações, cupons de títulos públicos etc.) e rendimentos superiores às despesas mensais também pode ser encarado por alguns como a verdadeira independência financeira.


Portanto, como alcançar esta meta? Não existe receita pronta. Orientações dos especialistas passam por temas como equilíbrio do orçamento, gastos sem acúmulo de dívidas e outras dicas simples para adequar ao dia a dia.


O presidente do Conselho Regional de Economia no Ceará (Corecon), Lauro Chaves, por exemplo, cita como dicas simples e importantes gastar menos do que ganha, estabelecer metas de curto e longo prazo, iniciar o planejamento de vida na adolescência, além de fazer e manter uma reserva financeira. Uma estratégia para se precaver diante dos imprevistos.


O economista e professor, Allisson Martins, destaca que a educação financeira possibilita ganhos relevantes para a sociedade. “Além da relação saudável com o dinheiro, o conhecimento das finanças pessoais abre possibilidades, até então muito distantes, de comprar uma casa, viajar, e, principalmente, de ter a independência financeira”, completa.


Acrescenta que a vida é feita de escolhas, de forma que o desejo de realizar os sonhos deverá ser superior à vontade de continuar a gastar com supérfluos, produtos desnecessários, serviços que (quase) nunca são utilizados, e que não saem de seu cotidiano financeiro.


O especialista recomenda investir com regularidade. “Não precisa ser muito. Para quantias acima de R$ 50, existem diversos produtos financeiros (fundos de investimentos, tesouro direto) disponíveis no mercado”, afirma, considerando que, com os juros recebidos e aplicados novamente nos produtos financeiros disponíveis se criará “uma bola de neve de investimentos. A persistência, a disciplina e a vontade de vencer os desafios que surgirão no caminho, serão os elementos catalisadores do seu sucesso financeiro”, diz. Salienta ainda que, quanto maior o tempo, maior também serão os rendimentos dos juros, trabalhando a favor do poupador.


O diretor da Guide Life (empresa especializada em planejamento financeiro), Thiago Guedes, afirma que é preciso focar naquilo que, de fato, é controlável. É uma forma de se proteger. “Como ninguém é capaz de prever o futuro, se atenha a variáveis que você pode controlar como gastos pessoais, incidência de impostos, custos de transações financeiras, diversificação de investimentos, seleção de classes de ativos, suas emoções, suas expectativas e disciplina”, indica. “Acredite, investir na sua defesa é a chave do sucesso para investimentos de longo prazo”, completa.

 

Números

 

50% Poupança de 50% dos gastos mensais para ter fluxo de renda perpétuo

O que você achou desse conteúdo?