Logo O POVO+
Acquario Ceará: uma esperança na Espanha
Economia

Acquario Ceará: uma esperança na Espanha

Em mais uma tentativa de concluir a obra do Acquario Ceará, o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, se reúne com investidores espanhóis na próxima terça-feira
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O destino das obras do Acquario Ceará pode começar a ser decidido em reunião do Governo do Estado com investidores espanhóis, na próxima terça-feira, 17, em Madri (Espanha). Iniciadas em 2012, as obras estão paradas e ainda consomem dinheiro do Tesouro estadual.


O secretário do Turismo, Arialdo Pinho, que representará o Estado na reunião, informa que há interesse no projeto como um todo e que os investidores espanhóis já visitaram o local, na Praia de Iracema. A obra, parada desde fevereiro de 2015, está orçada em US$ 110 milhões, com financiamento do banco americano Eximbank, contratado pelo Governo do Ceará. Já foram investidos no equipamento cerca de R$ 138 milhões até janeiro deste ano.

[SAIBAMAIS]

Arialdo não informa quanto falta para concluir nem o modelo de concessão a ser adotado. Mas a obra de concreto está com 75% de conclusão e 18% dos equipamentos foram instalados. O secretário diz apenas que os interessados querem conhecer mais o projeto e depois o Governo vai definir o melhor modelo e licitar o empreendimento. “A ideia é que o Estado seja apenas indutor “, disse, ao ser questionado sobre a participação do Governo na operação.


O secretário ressalta que o Acquario tem grande atratividade para o turismo. Ele acrescenta que nunca foi contra a obra e explica que fez crítica ao modelo de operação. O secretário afirma que foi contra pessoas com determinados interesses políticos em relação à obra. “Pelo setor do turismo sempre foi aceito”, observa.


O secretário do Planejamento e Gestão, Maia Júnior, diz que está analisando muitas concessões e que a do Acquario está na lista. O Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Governo para a iniciativa privada inclui Centro de Eventos do Ceará, Arena Castelão, Centro de Formação Olímpica, Ceasa, Placas solares, sistema metroviário (VLT Sobral, VLT Cariri, Linha Sul e VLT Parangaba-Mucuripe), Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A (Cipp S.A), Cinturão Digital, e terrenos (Expoece, IPPOO I, Cavalaria e o antigo Centro de Convenções de Fortaleza).


O titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Lúcio Gomes, afirma que é a Setur-CE que pode dar informações sobre a obra do Acquario. “A Seinfra era responsável apenas pela estrutura de concreto. Toda a parte de equipamentos e finalização estão a cargo da Secretaria de Turismo”, comentou, destacando que não tinha o orçamento em mãos para dizer quanto foi gasto nem quanto falta para a conclusão.


Sobre a estrutura do Acquario, o secretário afirma que os serviços estão bem adiantados, porém, parados. Recentemente, a Seinfra trocou os tapumes, retirou água acumulada no equipamento e fez proteção nas ferragens expostas. Tudo para proteger o patrimônio e preservar a estrutura que, segundo ele, poderá ser totalmente aproveitada.

 

O que você achou desse conteúdo?