Logo O POVO+
Saúde financeira apresenta melhora
Economia

Saúde financeira apresenta melhora

A saúde financeira do cearense apresenta recuperação, mas ainda está abaixo da média nacional que foi de 416 pontos em julho
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO2][FOTO1]

A saúde financeira dos cearenses melhorou mais do que a do brasileiro no primeiro semestre de 2017, segundo Índice de Saúde Financeira do GuiaBolso. Os dados são da pesquisa, realizada com 44.061 usuários do aplicativo (app) de controle financeiro, com renda média de R$ 5.137. O ISF é um indicador que avalia as finanças dos brasileiros, em todos os estados, sobre três variáveis: fluxo de caixa, investimento e dívida. O levantamento faz a análise a partir do extrato bancário dos que usam o app.


“Não é uma pesquisa de opinião, onde as pessoas podem até mentir, mas uma análise baseada na conta corrente, por isso consideramos muito real e fidedigna”, comenta, o CEO do GuiaBolso, Thiago Alvarez.


Apesar da melhoria e da maior recuperação, a saúde financeira do cearense está abaixo da média nacional. Em uma escala que vai até 700 pontos, a saúde financeira do Ceará fechou julho em 414 pontos. A média do Brasil foi de 416 pontos naquele mês.


Isto significa que os cearenses tiveram uma melhora nas finanças maior do que a média brasileira, mas ainda possuem a saúde financeira ruim. Na verdade, explica Alvarez, ninguém tem ainda uma situação financeira saudável. Mas esse é o melhor resultado dos últimos dois anos.

[SAIBAMAIS]

O índice mede a entrada e a saída de dinheiro na conta corrente (fluxo de caixa), se a pessoa entrou no cheque especial e se fez algum investimento. Acrescenta que o avanço mais expressivo no primeiro semestre ocorreu no fluxo de caixa. Ou seja, entrou mais dinheiro do que saiu no período para mais usuários do GuiaBolso. Com mais dinheiro em caixa, as pessoas também conseguiram investir mais e evitar o cheque especial.


Ele diz que têm várias explicações para a maior entrada de dinheiro, uma delas coincide com o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “O fator FGTS contribuiu bastante”, afirma.


O indicador de investimentos avalia quanto está sendo aplicado no mês.

Quanto maior o valor, melhor para as finanças. O item dívidas aponta se o usuário está pagando juros do cheque especial, uma das modalidades de crédito mais caras do mercado.


“Quanto menos a pessoa recorrer ao cheque especial, melhor para o bolso dela e para a saúde financeira”, completa Thiago Alvarez, acrescentando que as pessoas conseguiram economizar mais e usaram menos o cheque especial.

 

Saiba mais


Índice


O Índice de Saúde Financeira é uma pesquisa que acompanha as transações reais dos brasileiros. Todos os usuários do GuiaBolso conectam suas contas bancárias ao aplicativo para automatizar o controle de gastos e rendas. Essas operações permitem classificar esses usuários dentro de uma escala de saúde financeira que vai de 0 a 700 pontos - quanto maior, melhor


- O indicador mede a diferença entre as entradas e saídas mensais da conta corrente, avalia se a pessoa conseguiu evitar o cheque especial. e se a pessoa está aplicando em investimentos no mês. O ISF é elaborado, a partir da análise dos extratos de conta-corrente.

O que você achou desse conteúdo?