Logo O POVO+
Novo hub deve ser anunciado hoje
Economia

Novo hub deve ser anunciado hoje

Air France-KLM e Gol devem anunciar hoje pela manhã um novo hub no Brasil, localizado no Nordeste, além de voos para a região
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Mesmo sem confirmação do assunto que será tratado em entrevista coletiva na sede a Air France-KLM, em São Paulo, a expectativa é que as empresas anunciem a escolha da capital do Nordeste que vai receber um hub na região. Além de Fortaleza, Salvador e Recife disputam o empreendimento. É esperado também que as duas companhias definam voos entre a cidade nordestina e Amsterdam e Paris.


Da mesma forma que a Latam, cuja decisão continua em suspenso, as empresas apostam no aumento do tráfego não apenas entre os continentes, mas para o Norte e Nordeste e, em especial, para a cidade a ser definida. O diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul, Jean-Marc Pouchol, e o presidente da Companhia Aérea Gol, Paulo Kakinoff, comandam o evento. O governador Camilo Santana (PT), convidado pela Air France-KLM e Gol, também estará presente.


A Air France-KLM, terceira maior da Europa vive um bom momento no País. A Gol já responde por 25% dos passageiros no Brasil, contra 7% em 2014. Assim, o investimento a ser anunciado compõe a meta de aumentar em 10% a oferta de assentos Brasil-Europa. A estabilidade cambial entre real, dólar e euro contribuem para o sucesso do negócio.

Dona de 1,5% da Gol, a empresa europeia desenhou um modelo no qual a malha doméstica da brasileira irá alimentar o novo hub, de onde os passageiros partirão para a Europa. Ao mesmo tempo, os europeus poderiam pousar em Fortaleza, por exemplo, e decolar em seguida para destinos brasileiros. Mas é neste encontro de conexões que surgem as oportunidades para a cidade-sede.


O estado escolhido terá grande oportunidade de reter visitantes e fazer crescer o turismo internacional. Hoje, Guarulhos é o hub nacional da companhia. Com o novo, o público da parte de cima do mapa, bem como os viajantes europeus, não terão de sobrevoar o Nordeste, voar mais três horas até São Paulo, esperar uma conexão e voar mais três horas.


Os três aeroportos, especialmente o de Fortaleza, têm a vantagem de ter a localização mais próxima da Europa. Há anos a região recebe muitos voos fretados em períodos de férias. Mais recentemente, outras companhias passaram a investir no Nordeste e também no Norte.

O que você achou desse conteúdo?