Logo O POVO+
Municípios estão melhores do que Estado
Economia

Municípios estão melhores do que Estado

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

No Ceará, mais de 60 municípios possuem regime próprio de previdência. Por serem relativamente novos, a maior parte deles tem uma situação mais confortável do que o Estado e a própria União em arcar com o pagamento de aposentadorias, segundo estudo realizado pela Arima Consultoria Atuarial. Enquanto no Ceará, há uma proporção de quase três servidores na ativa para cada aposentado, nos municípios esta relação é de 7,5 trabalhadores para um inativo.


Porém, esta é uma curva que tende a mudar. “Apesar do equilíbrio, estes planos de custeio no meio prazo têm alíquotas altas, progressivas. Hoje está numa média de quase 3%, mas que no médio prazo estarão em cinco, dez, 12, então, precisam ser tomadas medidas agora para evitar que estes aumentos aconteçam e inviabilizem financeiramente estes municípios”, afirmou o presidente da Arima, Túlio Pinheiro.


A alíquota a que ele se refere é o percentual que é destinado pelo poder público além da contribuição patronal de 13%, como forma de cobrir o déficit previdenciário destes regimes. Para ele, para manter a solvência do RPPS, além de diversificar a forma de investimentos geridos por estes planos, é fundamental fazer a reforma previdenciária para aumentar a base de incidência de contribuições ou mesmo a alíquota de contribuição dos servidores.


O presidente da presidente da Associação Cearense de Regimes Próprios de Previdência (Aceprem), Von Brawn Céris e Santos, afirmou que a falta de estrutura dos municípios do Interior para acompanhar o mercado de ações, bem como a carência de profissionais habilitados para atuar na área são desafios para o setor. “Não tem outro caminho a não ser fazer uma gestão profissional”.


A maior parte dos investimentos destes municípios é feito via BNB. De acordo com o diretor de ativos de terceiros do banco, Max Bezerra, só este ano o segmento público respondeu por R$ 2,8 bilhões dos mais de R$ 6 bilhões de patrimônio líquido geridos este ano. “Para nós é fundamental estreitar cada vez mais a relação com estes gestores de previdência, oferecer informações sobre investimentos, discutir cenários e ajudar na tomada de decisão”.

 

O que você achou desse conteúdo?