Logo O POVO+
Como conseguir o equilíbrio das contas
Economia

Como conseguir o equilíbrio das contas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Como estratégias para para manter o equilíbrio financeiro, o CEO do GuiaBolso defende buscar alternativas de renda. Além disso, recomenda organização financeira: “Viver abaixo do limite da renda e não no limite”.


A terceira sugestão é criar e manter um fundo de emergência. “Todos deveriam ter uma reserva financeira para usar em momento de crise (perda de emprego, doença, imprevistos)”, ressalta. Para ele, o valor dessa reserva deve ser o equivalente a três ou seis salários, ou renda
mensal, da pessoa.


Esse valor, segundo ele, pode ser aplicado num investimento como fundo DI mas admite que a maioria das pessoas coloca mesmo é na caderneta de poupança. “É melhor do que não guardar nada”, comenta.

Thiago Alvarez explica que os Fundos de Renda Fixa Referenciados DI, mais conhecidos como Fundos DI, são investimento de baixo risco e mais rentáveis que a poupança.


Após a formação da reserva, ele recomenda que o poupador invista em Certificado de Depósito Bancário (CDB) de bancos médios. Informa que nem é preciso abrir conta nessas instituições. “Se consegue investir por meio de corretoras que vão mostrar os que rendem mais”, afirma.


Thiago Alvarez observa que quando se fala de saúde financeira é importante mensurar não só se a pessoa está guardando dinheiro, mas se não está pagando juros elevados como o cobrado no cheque especial.


“Se isto estiver acontecendo, o esforço de poupar terá sido em vão”, completa Thiago Alvarez.

O que você achou desse conteúdo?