Logo O POVO+
PIB Agropecuário deve crescer 10,9% em 2017, diz Ipea
Economia

PIB Agropecuário deve crescer 10,9% em 2017, diz Ipea

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário deverá crescer 10,9% em 2017, conforme previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O número faz parte da seção de Economia Agrícola, da Carta de Conjuntura nº 36, lançada ontem.


Segundo o estudo, embora apresente uma participação relativamente modesta no Produto Interno Bruto (PIB) do País, que foi de 4,7% em 2016, o setor agropecuário se caracteriza por um alto nível de encadeamento com outros setores produtivos.


O Indicador ainda apontou uma alta de 13,5% acumulada no ano até o mês de junho, com destaque para a lavoura, que cresceu 19,2% no período.


Ceará

No Ceará, entretanto, a expectativa para o setor não é tão positiva quanto para o País, considerando a crise hídrica que atinge o Estado nos últimos anos, avalia o presidente da Itaueira Agropecuária, Carlos Prado.

 

“Os produtos que o Ceará têm e que aparecem mais nas exportações, como frutas e camarão, dependem muito da água. Mas passamos por uma crise (hídrica) muito séria e há um nível de desemprego muito grande”, resume.


O Ipea, inclusive, aponta que o total de pessoas ocupadas no agronegócio brasileiro caiu 3,9% entre o primeiro trimestre de 2017 e o mesmo trimestre do ano passado – passando de cerca de 18,7 milhões para 18,05 milhões de pessoas.


Prado estima que as atividades no setor do agronegócio no Estado só devem voltar a ganhar pujança a partir de 2019. Isso, “se chover bem ano que vem. Caso contrário, esse retorno só deve acontecer em 2020”, calcula.

com Agência Brasil

 

O que você achou desse conteúdo?