Logo O POVO+
Grandes redes brigam pelo mercado da Capital
Economia

Grandes redes brigam pelo mercado da Capital

Fortaleza passa por processo de guerra pelas melhores esquinas entre grandes redes do varejo farmacêutico
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1][FOTO2]

Fortaleza, sede da Pague Menos, se tornou território de uma guerra entre as maiores redes de farmácias do País. No encalço da cearense, a paraense Extrafarma, do Grupo Ultra, e agora a paulista Drogasil, do Grupo Raia Drogasil. As três disputam as melhores esquinas e os clientes da Capital. Para além do menor preço, o elixir de cada uma inclui na fórmula chamar a atenção pelo layout do ponto de venda, o conforto das lojas e a prestação de serviços. A intenção é fidelizar o consumidor. Um exemplo é a criação de pontos gerados em cada compra para trocas dentro da própria rede.


A Drogasil abriu no último mês quatro lojas nos bairros da Aldeota e Cocó e já tem prescrita a meta de elevar este número para 10 no curto prazo. Tem saúde para isso. O grupo é o maior do Brasil tanto em faturamento como em pontos de vendas de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). “O Ceará é fundamental para a consolidação da empresa no Nordeste”, afirmou o vice-presidente de relação com investidores e planejamento da Raia Drogasil, Eugênio De Zagottis.

[SAIBAMAIS]

A movimentação das duas gigantes, porém, está longe de fazer cócegas na Pague Menos. A rede domina o mercado. São 119 lojas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e outras 42 no Interior. A rede, que é considerada a terceira maior do País com 1.009 lojas, é a única com presença em todos os estados mais Distrito Federal. “O Ceará sempre está no nosso radar e vamos abrindo independente de concorrência. Vamos onde percebemos que tem oportunidade”, afirmou o presidente do grupo, Deusmar Queirós.


Com 340 lojas em todo País, a Extrafarma também colocou o Ceará em posição estratégica em seu plano de ação, explica o diretor comercial e de marketing do grupo, Rodrigo Pizzinatto. Das 80 inauguradas pelo grupo nos últimos 12 meses, 26 foram no Ceará. Diante da Pague Menos, é a concorrente que mais incomoda. Deusmar Queirós já foi alertado dentro do Conselho de Administração, presidido por ele. A rede ocupa a sétima posição entre as de maior faturamento e é a sexta em maior número de lojas.

[FOTO3]

Para dar musculatura para este crescimento tem investido no conceito da conveniência de serviços, com lojas mais amplas, maior variedade de produtos e marcas, sobretudo, no setor de dermocosméticos e programa de fidelidade e descontos. Algo que o cearense preza bastante, afirma Pizzinato.


Neste sentido, a Pague Menos tem ampliado seus programas de soluções de saúde, bem-estar e conveniência. Cerca de 570 unidades já contam, por exemplo, com salas de atendimento e prestação de serviços farmacêuticos. Um farmacêutico mede a pressão e orienta quanto ao uso dos medicamentos. Vai no limite do que é permitido a um não médico.


A estratégia também é a mesma praticada pela Drogasil. Além de ter uma cartela de mais de 14 mil itens à venda, a rede trabalha com programas de fidelidade para o público geral e para aposentados; comercialização de remédios de alta tecnologia; marcas próprias da rede; e programas de orientação e bem estar.

 

O que você achou desse conteúdo?