Logo O POVO+
Estratégias para atingir o mercado
Economia

Estratégias para atingir o mercado

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Nem sempre as expansões são saudáveis. No Ceará, grandes redes como a Drogaria São Paulo e a paraense Big Ben se instalaram na Capital, mas sucumbiram. Para o diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma), Maurício Filizolla, dentre os fatores que podem influenciar o sucesso ou fracasso de uma farmácia estão estratégias traçadas para atingir o mercado, escolha de pontos, gestão e atendimento. Manter o equilíbrio das contas é outro desafio.


A expansão das grandes redes pelo País tem alterado o conceito de farmácias. Hoje, mais do que remédios, há uma aposta em formato de loja mais amplo, com mix de produtos diversificados, estacionamento, centro de distribuição próprio que reduza a possibilidade de desabastecimento de produtos e oferecimento de mais vantagens aos clientes. Uma condição que tem tornado cada vez mais difícil a competição pelos pequenos.


De acordo com a Sincofarma, se há 10 anos as pequenas e médias farmácias representavam quase 80% do mercado de Fortaleza, hoje, as grandes redes respondem por mais da metade dos 800 estabelecimentos existentes. No País, este é um mercado de R$ 21 bilhão ano.

O que você achou desse conteúdo?