PUBLICIDADE
Jornal

Atividade econômica do País é a melhor desde 2014

18/08/2017 01:30:00
 

Dados do Banco Central mostram que o índice que mede a atividade econômica do Brasil no primeiro semestre deste ano é o melhor desde 2014. O IBC-Br é considerado como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB)


Odesempenho do Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) no primeiro semestre deste ano, quando recuou 0,11% na série sem ajuste sazonal, foi o melhor desde o primeiro semestre de 2014, quando havia avançado 0,67%. Os números do indicador foram divulgados ontem pelo BC.


Após recuar 0,22% em maio, a média móvel trimestral do IBC-Br avançou 0,10% em junho, na série com ajuste sazonal. A média móvel do IBC-Br costuma ser usada como indicativo de tendências para o índice. Neste caso de junho, o porcentual reflete a comparação entre o trimestre encerrado em junho e o trimestre encerrado em maio.


Nesta série com ajuste sazonal, a média móvel trimestral do IBC-Br vinha registrando avanços no início do ano: %2b0,14% em janeiro, %2b0,59% em fevereiro, %2b0,49% em março e %2b0,37% em abril. Em maio, porém, houve recuo de 0,22%, interrompendo a sequência positiva. Agora, em junho, a média móvel voltou para o terreno positivo, com alta de 0,10%.


No caso da série sem ajuste sazonal, a média móvel trimestral do IBC-Br teve resultado negativo de 1,72% em junho.


Conhecido como prévia do BC para o Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A previsão oficial do BC para a atividade doméstica deste ano é de avanço de 0,50%.

Agência Estado

 

NÚMEROS

 

0,10%

Este foi o avanço do índice de atividade econômica do País no mês de junho


0,50%

É a previsão oficial 8 do Banco Central de avanço da atividade econômica este ano

 

Adriano Nogueira

TAGS