O POVO apurou que o grupo franco-holandês Air France KLM adiou para até o fim de agosto decisão sobre a instalação de dois voos no Nordeste. A disputa está entre os aeroportos de Fortaleza, Salvador e Recife.
Apesar de não adotar discurso de postergação, o grupo confirma, em nota, que a expectativa é a de que o anúncio seja realizado até o próximo mês. “O grupo Air France KLM está seguindo os procedimentos internos padrões para abertura de novas rotas. Não há uma data para o anúncio da decisão, mas a expectativa é que ela seja tomada até o fim de agosto”. Antes, o discurso das companhias aéreas era o de que a cidade não deveria ser escolhida antes do fim deste mês.
O adiamento do grupo vai ao encontro da informação de que a francesa Vinci, que arrematou a concessão do aeroporto de Salvador, em leilão realizado em março, aumentou a carga de atrativos para ganhar o hub que a Gol criará no Nordeste para operar voos internacionais em parceria com a Air France KLM. Para isso, a Vinci teria acenado com antecipação de investimentos para a estrutura do terminal.
[QUOTE1]A publicação foi realizada pelo portal Bahia Econômica, que acrescentou que a oferta da Vinci levou a cúpula da Air France KLM, em Paris, a adiar o anúncio do vencedor na disputa travada também por Fortaleza e Recife.
Disputa
Felipe Carreras, secretário do Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, também afirma estar ciente da postergação para o fim de agosto. “Já mostramos tudo o que Pernambuco tem a oferecer e ficamos na expectativa positiva”, diz. Já o Governo da Bahia foi procurado, mas preferiu não se pronunciar sobre as estratégias para atrair o grupo Air France KLM.
Caso o Aeroporto Internacional Pinto Martins seja escolhido, receberá voos para Paris (França), da Air France, a partir de setembro deste ano, e Amsterdã (Holanda), da KLM, a partir de abril de 2018. A expectativa é que a Gol, parceira do grupo, que possui ações da brasileira, instale operações na Capital escolhida. Prospecta-se que a aliança se tornará um centro internacional de conexões de rotas aéreas (hub) na América Latina.
Procuradas, a francesa Vinci, e a alemã Fraport, que passará a administrar o aeroporto de Fortaleza a partir de 28 de julho, preferiram não se pronunciar sobre o assunto.
Saiba mais
Para construção, instalação e operação de um hub no Ceará, o Estado tem lei que prevê isenção sobre Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços Interestadual e Intermunicipal (ICMS). Também há incetivo sobre o combustível para os voos nacionais de empresas que operam voos internacionais partindo de Fortaleza. Os voos internacionais já são isentos por lei federal.
O Aeroporto de Fortaleza operou 6,3 milhões de passageiros por ano. Em 2047, sob o comando da Fraport, esse número deve chegar a 29,2 milhões
por ano.
Hoje, o aeroporto de Salvador movimenta 9 milhões de passageiros por ano. Em 2047, serão 36,9 milhões anuais.
Conforme dados da Infraero, o aeroporto de Recife tem capacidade para movimentar 16,5 milhões de passageiros por ano.
A Air France-KLM tem hub em Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam Schiphol.
Em 2008, assumiu a companhia de carga holandesa Martinair, na qual a KLM já tinha participação de 50% e, em 2009, adquiriu 25% da capital da Alitalia.