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Air France KLM adia decisão de voo no Nordeste
Economia

Air France KLM adia decisão de voo no Nordeste

O grupo franco-holandês confirma que a expectativa é que a decisão sobre onde operar voos seja tomada até o fim de agosto. Concorrem Fortaleza, Salvador e Recife
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O POVO apurou que o grupo franco-holandês Air France KLM adiou para até o fim de agosto decisão sobre a instalação de dois voos no Nordeste. A disputa está entre os aeroportos de Fortaleza, Salvador e Recife.


Apesar de não adotar discurso de postergação, o grupo confirma, em nota, que a expectativa é a de que o anúncio seja realizado até o próximo mês. “O grupo Air France KLM está seguindo os procedimentos internos padrões para abertura de novas rotas. Não há uma data para o anúncio da decisão, mas a expectativa é que ela seja tomada até o fim de agosto”. Antes, o discurso das companhias aéreas era o de que a cidade não deveria ser escolhida antes do fim deste mês.


O adiamento do grupo vai ao encontro da informação de que a francesa Vinci, que arrematou a concessão do aeroporto de Salvador, em leilão realizado em março, aumentou a carga de atrativos para ganhar o hub que a Gol criará no Nordeste para operar voos internacionais em parceria com a Air France KLM. Para isso, a Vinci teria acenado com antecipação de investimentos para a estrutura do terminal.

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A publicação foi realizada pelo portal Bahia Econômica, que acrescentou que a oferta da Vinci levou a cúpula da Air France KLM, em Paris, a adiar o anúncio do vencedor na disputa travada também por Fortaleza e Recife.


Disputa

Nos governos concorrentes, o clima é de expectativa, sigilo sobre as negociações e ausência de comentários sobre favoritismos. César Ribeiro, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), informa que já sabia do adiamento, mas prefere não dar mais detalhes. Desta vez, pelo menos, o Governo do Estado assume que está concorrendo aos voos. O grupo deve decidir a partir de informações que os Governos enviaram, como esclarecimentos sobre beneficios financeiros e fiscais, infraestrutura de aeroportos.

 

Felipe Carreras, secretário do Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, também afirma estar ciente da postergação para o fim de agosto. “Já mostramos tudo o que Pernambuco tem a oferecer e ficamos na expectativa positiva”, diz. Já o Governo da Bahia foi procurado, mas preferiu não se pronunciar sobre as estratégias para atrair o grupo Air France KLM.


Caso o Aeroporto Internacional Pinto Martins seja escolhido, receberá voos para Paris (França), da Air France, a partir de setembro deste ano, e Amsterdã (Holanda), da KLM, a partir de abril de 2018. A expectativa é que a Gol, parceira do grupo, que possui ações da brasileira, instale operações na Capital escolhida. Prospecta-se que a aliança se tornará um centro internacional de conexões de rotas aéreas (hub) na América Latina.


Procuradas, a francesa Vinci, e a alemã Fraport, que passará a administrar o aeroporto de Fortaleza a partir de 28 de julho, preferiram não se pronunciar sobre o assunto.


Saiba mais


Para construção, instalação e operação de um hub no Ceará, o Estado tem lei que prevê isenção sobre Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços Interestadual e Intermunicipal (ICMS). Também há incetivo sobre o combustível para os voos nacionais de empresas que operam voos internacionais partindo de Fortaleza. Os voos internacionais já são isentos por lei federal.


O Aeroporto de Fortaleza operou 6,3 milhões de passageiros por ano. Em 2047, sob o comando da Fraport, esse número deve chegar a 29,2 milhões
por ano.


Hoje, o aeroporto de Salvador movimenta 9 milhões de passageiros por ano. Em 2047, serão 36,9 milhões anuais.


Conforme dados da Infraero, o aeroporto de Recife tem capacidade para movimentar 16,5 milhões de passageiros por ano.


A Air France-KLM tem hub em Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam Schiphol.


Em 2008, assumiu a companhia de carga holandesa Martinair, na qual a KLM já tinha participação de 50% e, em 2009, adquiriu 25% da capital da Alitalia.

 

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