Logo O POVO+
Seinfra justifica compra das máquinas em 2012
Economia

Seinfra justifica compra das máquinas em 2012

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes, avalia que o governo anterior não errou ao decidir comprar os tatuzões. "Naquele momento foi a melhor estratégia. Tinha o compromisso de o Governo Federal de financiar e o Estado conseguiu acelerar a obra em 12 meses com a compra dos equipamentos", afirma, considerando que depois veio a crise, o consórcio se dissolveu.


Gomes relaciona potenciais benefícios que poderiam estar associados à compra direta de máquinas tuneladoras. Entre eles, ganho potencial de 9-12 meses no cronograma global do projeto (estudo realizado entre vários projetos no mundo em que as máquinas foram adquiridas pelas proprietárias do projeto); menor preço de compra (estimativa economia entre 10% e 20%, por máquina); maior agilidade em retomada do projeto, em caso de disputa contratual ou litígio entre contratante e contratada.


O titular da Seinfra diz ainda que essa estratégia foi utilizada por governos e iniciativa privada de vários países. "Temos exemplos de órgãos públicos que adotaram essa estratégia e recomendação de um ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)", comenta, salientando, que o próprio BNDES achou tão boa a ideia que financiou a compra das quatro máquinas.

O que você achou desse conteúdo?