PUBLICIDADE
Jornal

Projeto combate proliferação notícias falsas

20/05/2017 01:30:00

Consórcio formado por veículos de comunicação e agências de checagem, o projeto Credibilidade foi apresentado à Redação e outros departamentos do O POVO nesta semana. A proposta é combater a proliferação de notícias falsas, aperfeiçoar mecanismos de averiguação e valorizar o jornalismo de qualidade.


A jornalista Ângela Pimenta, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), visitou O POVO e apresentou as diretrizes do Credibilidade, que passam por rigor na apuração dos fatos, precisão na reprodução de declarações e registro de informações, garantia de diversidade de fontes e pluralidade de vozes, referenciação da autoria das matérias e fonte das informações, clareza na identificação da natureza do conteúdo e transparência no reconhecimento e correção de erros.


Único do N/NE

O POVO é o único veículo de comunicação do Norte e Nordeste a participar. Compõem ainda o Credibilidade os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo, Zero Hora, Jornal da Cidade, de Bauru, o Jornal de Jundiaí, as revistas Piauí e Nova Escola, os portais UOL e Nexo, as agências de checagem Aos Fatos e Lupa e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Adriano Nogueira

TAGS