Logo O POVO+
As formas de manter o orçamento sob controle
Economia

As formas de manter o orçamento sob controle

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Começar a ter organização financeira não exige muito. Às vezes apenas um caderninho de anotações basta. Mas tem quem prefira fazer planilhas no computador porque ajudam a fazer os cálculos e a visualizar melhor o planejamento de curto, médio e longo prazo. Vários aplicativos disponíveis no mercado, muitos deles gratuitos, também tornam a tarefa mais rápida e prática, já que o usuário ao fazer a vinculação da conta corrente e cartões de crédito, os dados passam a ser incluídos automaticamente.

 

“A tecnologia ajuda bastante nisso e torna o controle mais fácil e até mais interessante em função da geração de gráficos e relatórios, mas quem não tem familiaridade com a tecnologia deve fazer mesmo no papel”, explica Vitor Leitão.


O fundamental, de acordo com professora Alessandra Araújo, é não deixar nenhum gasto ou receita de fora. Na hora de fazer as listas, categorizar por itens ajuda a ter uma visão mais clara do caminho do dinheiro. “Essa organização pode ajudar a perceber excessos”.


Saber diferenciar aquilo que é ‘gasto’ do que é ‘investimento’ é outro ponto importante. “Um curso de especialização, por exemplo, não é um gasto desnecessário. Com um curso você assegura sua empregabilidade e a possibilidade de ascensão”, afirma Roque Albuquerque.


O foco deve ser sempre maximizar o ganho e mitigar despesas.

O que você achou desse conteúdo?