Logo O POVO+
Prepare a pipoca e aprenda como ter um orçamento equilibrado
Economia

Prepare a pipoca e aprenda como ter um orçamento equilibrado

O POVO listou sete filmes para você aprender como se deve ou não fazer em relação à gestão financeira pessoal e aos investimentos. Junte diversão com lições sobre economia e negócios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

As lições para aprender a lidar melhor com a vida financeira também podem estar nas telas do cinema nacional e internacional. Quer tirar proveito da sua paixão pela sétima arte e aprender um pouco como e onde usar bem o seu dinheiro? O POVO traz sete dicas de filmes para que você possa ficar atento a qual o melhor caminho a tomar com relação às finanças pessoais e investimentos.

[SAIBAMAIS]

De produção brasileira, a trilogia de comédia Até que a sorte nos separe pode parecer que não tenha nada a ver com finanças, mas Érico Veras Marques, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e autor do livro Gestão Financeira Familiar, avalia que o filme ensina os extremos que não são saudáveis para alcançar equilíbrio no orçamento. O telespectador pode aprender que nem o gastador compulsivo e nem o extremamente controlado com dinheiro alcançam o sucesso financeiro.


“A grande questão quando se fala de finanças pessoais é que todos querem aprender como ficar milionário. Mas o segredo é ter uma vida financeira saudável e equilibrada para que você não acumule tanto e nem gaste tanto a ponto de não ser feliz”, diz. No filme, um não aproveita nada por não gastar e outro acumula dívidas e problemas. “Não se pode prejudicar nem seu presente nem seu futuro”.


Para saber o ponto de equilíbrio, Érico indica fazer a pergunta antes de consumir: eu preciso e eu posso? Além disso, gestão financeira familiar deve ser realizada de forma compartilhada, principalmente entre o casal. “Tem de ter transparência e dividir decisões. Tanto as de consumo quanto as de investimentos”. (Beatriz Cavalcante)

 

O que você achou desse conteúdo?