Logo O POVO+
O que vale mais
Economia

O que vale mais

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

É possível fazer muito dinheiro no mercado financeiro, mas o investidor deve ter cuidado com as pessoas que o assessoram. Essa é a lição que se pode tirar o filme O lobo de Wall Street, segundo Samuel Magalhães, especialista em Educação Financeira. “Gerentes de banco, por exemplo, geralmente têm péssimas indicações, porque eles querem algo que seja rentável à instituição. Costumam oferecer título de capitalização e previdência privada.


Para Samuel, título de capitalização é como se jogar na loteria. “Nada contra loteria, mas aquele dinheiro ali não tem previsão de retorno”. Para ele a própria poupança não é investimento, mas reserva de valor. Com relação à previdência, é Importante que você crie a sua própria com uma cartela de investimentos.


Saber que, independentemente de crise, sempre há um bom investimento é o que ensina o filme A grande aposta. Gregório Matias, sócio da SM Consultoria, diz que quando a Petrobras estava no auge da crise houve aqueles que ganharam muito dinheiro. “Tinha como ter apostado contra a Petrobras”.


Hoje, com queda da inflação e da taxa de juros, quem tem apetite para ações pode continuar apostando, mas em setores conservadores, como nos de geração de energia elétrica e saúde. Os títulos de renda pré-fixado são outra aposta de Gregório. “As melhores oportunidades de ganho de renda fixa estão lá, porque se for um título atrelado à inflação ou pós-fixado nos juros, que estão em ritmo de queda, a tendência é perder rentabilidade”, diz. (BC)

 

O que você achou desse conteúdo?