Logo O POVO+
Câmara deve votar reforma trabalhista na próxima semana
Economia

Câmara deve votar reforma trabalhista na próxima semana

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ontem que a reforma trabalhista deve ser votada no plenário da Casa já na próxima semana.

Hoje, Maia tentará aprovar no plenário o regime de urgência para acelerar a tramitação da matéria.


A reforma ainda está na comissão especial. O relator da proposta, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), já leu seu parecer, que pode ser votado ainda nesta semana ou no início da próxima semana no colegiado. Com a urgência aprovada, a matéria poderá ser imediatamente votada no plenário, após ser aprovada na comissão.


Contribuição sindical

Um dos pontos de maior debate do projeto, que é o fim da contribuição sindical, foi tema de debate ontem e deve ser mantido, mesmo que não agrade entidades de classe.

O relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), disse que não abrirá mão em seu parecer do fim da contribuição e que a medida visa acabar com os sindicatos que não são sérios. Para o relator, a maioria dos sindicatos é de “pelegos”, mantidos graças ao recurso e, os verdadeiramente representativos sobreviverão com a contribuição opcional.


“Existem os sindicatos sérios, que representam, que promovem as negociações e representam seus associados. Mas a grande maioria é de sindicatos que não têm representatividade, que existem para recepcionar recursos desse fundo que é dado de forma dadivosa, sem fiscalização e com o caráter de tributo”.


Marinho participou ainda de audiência pública promovida pelas comissões do Trabalho e Legislação Participativa da Câmara, onde sindicalistas e desembargadores da Justiça do Trabalho condenaram a proposta.


O tucano afirmou que não negociará a retirada do fim da contribuição sindical do parecer e que, se parlamentares contrários quiserem, que apresentem um substitutivo ao texto no plenário promovendo alterações no projeto. “Meu posicionamento é de manter no relatório”, disse.


Ameaça

Em reação ao PL, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) ameaça greve, paralisando atividades aéreas no País. A entidade afirmou que convocará assembleia de pilotos e comissários para a próxima segunda-feira, 24, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. (Beatriz Cavalcante, com Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?