Logo O POVO+
"Sem reforma da Previdência, prepare o seu bolso", diz Mansueto
Economia

"Sem reforma da Previdência, prepare o seu bolso", diz Mansueto

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, disse ontem que, sem a Reforma da Previdência, o Governo terá ao longo dos anos que cortar despesas com saúde e educação e, ainda assim, aumentar a carga tributária. “A reforma vai evitar desastre fiscal. Sem reforma da Previdência, prepare o seu bolso para pagar mais impostos. Fato”, disse no Twitter. Isso porque, ele justificou, os gastos com Previdência passarão de 12% para 20% do PIB até 2060.


Mansueto acrescentou que “raiva ou mágica” não solucionarão o fato de que o Brasil passará por um rápido processo de envelhecimento. Ele afirmou, ainda, que reformar a Previdência neste ano é uma “boa chance” de consolidar taxas de juros de equilíbrio mais baixas. “Vamos debater extensivamente a reforma da Previdência, mas não acreditem em soluções mágicas. Simplesmente não existem”.


O secretário ressaltou que as pessoas precisam poupar para garantir a renda do trabalho quando se aposentarem.

“Previdência pública deve ser vista como garantia de renda mínima”. Ele defendeu a reforma proposta pelo Governo Michel Temer e disse que quem se aposenta com menos de 60 anos não são os pobres, mas trabalhadores de classe média e alta.


Mansueto questionou a rede de “welfare state” (estado de bem estar social) do Brasil, que atinge 24% do PIB. “É semelhante à de um país rico como o Canadá. A diferença é que metade aqui é Previdência. Estranho país jovem gastar tanto com Previdência e assistência”. (Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?