Logo O POVO+
Obra do aeroporto de Sobral não terá recurso público
Economia

Obra do aeroporto de Sobral não terá recurso público

Modelo de concessão será definido pelo Governo do Estado após conclusão de estudo de viabilidade do terminal
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

As obras do novo aeroporto de Sobral não terão recurso público investido. O Governo do Estado estuda uma solução, que pode ser uma parceria público-privada (PPP) para viabilizar a construção do empreendimento. A decisão sobre o modelo a ser formalizado com a iniciativa privada será tomada após a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Governo Federal, entregar ao Departamento Estadual de Rodovias (DER) estudo de viabilidade técnica e anteprojeto do terminal.


O coronel Paulo Edson Ferreira, assessor de Infraestrutura Aeroportuária do DER, disse que a secretaria deve entregar o estudo até o meio do ano. Os recursos para os projetos deveriam vir do Banco do Brasil (BB), mas a SAC está encerrando todos os contratos com a instituição financeira, por conta da indisponibilidade de recursos. Segundo Ferreira, a SAC contratará empresa especializada para realização dos documentos, com recursos do órgão, por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), destinado a aeroportos regionais.

[QUOTE1]

“Com os estudos, o Estado vai encontrar uma solução para a construção do novo aeroporto. Pode ser PPP”, afirma. Para a obra, porém, haverá contrapartida.

“Talvez seja” a própria área onde está o atual aeroporto de Sobral (no bairro Derby Clube, no Centro do Município), que irá para a empresa que vencer a licitação para o terminal, que ficará a 28 km de Sobral. O antigo somente será desativado quando da finalização do novo equipamento.

Aracati e Jericoacoara

Ferreira confirmou que a Gol Linhas Aéreas está em tratativas com o Governo do Estado para realizar voo para Jericoacoara em abril deste ano. “Eles fizeram contato formal conosco e estão vindo na próxima semana, com a equipe de Safety and Security deles para verificar as condições do aeroporto. Depois disso que vão fazer o estudo de frequências”, explica.


O assessor de Infraestrutura aeroportuária do DER acompanhou a visita de Leonardo Cruz, secretário de aeroportos da SAC aos terminais de Aracati e Jericoacoara. No encontro, Ferreira informa que solicitou outro convênio com à SAC para trocar a coberta do terminal de Aracati “por outro material mais seguro” - que hoje é de palha.


“O DER vai fazer o projeto para estipular novo material e solicitar algumas condições técnicas”. Como cerca, sistema complementar de ar-condicionado, sistema de som, entre outros. “Vamos fazer a solicitação oficial, mas o secretário (SAC) já sinalizou positivamente. Em 30 dias devemos encaminhar o projeto”, diz.


A visita da Secretaria foi justamente para verificar a aplicação dos R$ 14,4 milhões recebidos pelo Estado, em dezembro, de convênio já firmado com a SAC.   

Saiba mais

A Azul Linhas aéreas começará a operar quatro frequências de Recife (PE) para Jericoacoara a partir de 7 de abril deste ano.


Os voos serão com jato Embraer 195, de 118 assentos.


O plano é decolar do Recife às quartas-feiras, sextas-feiras, aos sábados e aos domingos, por volta de 13 horas, e pousar em Cruz, cidade ao lado de Jijoca de Jericoacoara, às 14h35min.


O voo de volta partirá às 15 horas, com chegada a Recife às 16h40min.


A CVC também terá frequências para Jericoacoara com voos charter ou fretados.


Os aeroportos de Aracati e Jericoacoara já tiveram processo licitatório para aquisição, implantação e homologação de equipamentos de comunicação, meteorologia e segurança de voo.


Os equipamentos devem ser entregues e homologados até o dia 31 de março.


Assim, ambos os terminais atenderão normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar voos comerciais.

O que você achou desse conteúdo?