Logo O POVO+
AJE incentiva abertura de empresas em cinco dias
Economia

AJE incentiva abertura de empresas em cinco dias

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A partir do fim deste mês, o tempo para a abertura de empresas cairá de 270 para cinco dias na Capital. Esse é um dos pleitos da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), que realiza hoje posse do seu novo coordenador-geral, Fernando Laureano, do setor da construção civil. Seu mandato irá até 1º de fevereiro do próximo ano.


“Lutamos muito para a questão da desburocratização junto com a Fajece (Federação das AJEs do Ceará) e mais 13 instituições. E no fim de fevereiro a Jucec (Junta Comercial do Ceará), que é Governo do Estado, tem a meta de chegar a cinco dias para abrir uma empresa, que é uma de nossas bandeiras”, afirma.


Por meio de sistema unificado, empreendedores não precisarão se deslocar para as diversas entidades, como Corpo de Bombeiros, Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e Jucec para abrir uma empresa.


Para levar esse sistema para todo o Estado, Laureano diz que já articula com prefeitos do Interior o fomento ao sistema único. “O Camilo (Santana - PT) já disse que quer todos os municípios até o final do mandato dele com esse mesmo tempo de abertura de empresas”, diz.


Dentre outros pleitos da AJE, está a criação de associações de jovens empresários no Interior. Hoje a entidade atua em Fortaleza, Sobral, Crateús e está em processo de expansão pra Ibiapaba, Cariri, Litoral Leste, Litoral Oeste e Jaguaribe. “Em maio de 2018, 50 municípios serão contemplados”.


A crise hídrica será um dos temas tratados este ano. “Faremos missão empresarial internacional para Israel, para entendermos e disseminarmos as tecnologias aplicadas na irrigação, dessalinização, reutilização de água, bem como empresas e universidades voltadas para a tecnologia com startups”.


A missão empresarial nacional será para Goiás, com a finalidade de conhecer o agronegócio do Brasil. “A Serra da Ibiapaba tem grandes produções de flores, o que há pouco tempo era tido como quase impossível”.


Ele adiantou, ainda, que a quinta edição do Fórum de Jovens Lideranças Empresariais terá como tema “Sucessão Familiar”, “ a maior parte de nossas empresas são familiares”.


A cerimônia de posse será realizada hoje às 19h30 min, na Casa da Indústria.


Perfil

Engenheiro civil formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em Gestão Eficaz de Obras e Projetos pela Universidade Cruzeiro do Sul, do Rio de Janeiro, Laureano é associado desde 2014, tendo passado pela Coordenação de Desenvolvimento Sustentável e, ano passado, representou a AJE Fortaleza junto à Fajece. “O movimento jovem empresarial começou aqui em Fortaleza com nossos grandes idealizadores, Demócrito Dummar e Cleber Aquino”. (Beatriz Cavalcante)

 

O que você achou desse conteúdo?