Logo O POVO+
Pai da Bossa Nova, João Gilberto morre aos 88 anos
DOM

Pai da Bossa Nova, João Gilberto morre aos 88 anos

Os últimos anos do artista, conhecido pelo perfeccionismo, foram conturbados por problemas de saúde e financeiros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Com a morte do cantor em 2019, valor será dividido entre os três filhos do artista (Foto:  Eduardo Nicolau/AE)
Foto: Eduardo Nicolau/AE Com a morte do cantor em 2019, valor será dividido entre os três filhos do artista

"Coração meu, convém descansar", cantou João Gilberto nos idos de 1981. E descansou. O cantor, violonista e compositor morreu ontem no Rio de Janeiro. Aos 88 anos, o pai mais perfeccionista que a Bossa Nova poderia ter calou-se para o mundo — mas a sua voz ecoa, múltipla, nos cantos de tantos aprendizes do menino de Juazeiro da Bahia. "João Gilberto foi um divisor de águas na música brasileira. Ele mudou o estilo da música e levou isso para o mundo. A nossa música sempre foi muito popular, muito para fora: o João Gilberto deu uma interiorização que possibilitou o desenvolvimento dos instrumentos e a música, em si, abriu mais espaço", compartilha Raimundo Fagner.

Leia também: João Gilberto não morre só: morre um Brasil com ele

Em 1983, o cearense tornou-se amigo do recluso João Gilberto após ele assistir à apresentação de Fagner debaixo de chuva em um festival no interior paulista. "Nos ligávamos todos os dias", garante Fagner em entrevista ontem ao O POVO. Em uma dessas conversas, passou o telefone ao Fausto Nilo. "Disse: 'Ô, João, fala aqui com meu parceiro Fausto Nilo' e me deu o telefone. Eu fiquei mudo, não sabia o que dizer", relembra Fausto. "Eu sou fã, fã, fã do João. Ele veio a Fortaleza quando eu tinha 15 anos e eu estava lá, sentado na segunda fila do Cine Samburá, com o disco na mão pra ver o show dele. Esse jeito não apressado, as sutilezas, todas essas mudanças de João Gilberto são permanentes no mundo", emociona-se.

Filho do comerciante Juveniano Domingos de Oliveira e da católica Martinha do Prado Pereira de Oliveira, João viveu em monastério seus últimos anos de vida. Invisível para o grande público, abria a porta do apartamento para poucos, como a filha Bebel Gilberto, a ex-namorada Claudia Faissol e sua filha com ela, Lulu. O gênio da música brasileira lançou, nos 50 anos dedicados à arte, 11 discos de estúdio e nove ao vivo. O antológico Chega de saudade, de 1959, marcou o começo de uma história de primorosa técnica musical. "Tinha uma coisa que era impressionante: ele ia tocando a harmonia no tempo e deslocando o tempo da voz, mas isso não brigava com a harmonia. Ele deslocava, atrasava o tempo da melodia, e ela continuava andando no tempo, mas dentro ainda da lógica harmônica. Era uma coisa que era a cara dele e ele fazia com maestria", destaca o músico cearense Pantico Rocha.

"O jazz mundial deve muito a João Gilberto. Não é só um cuidado com cada nota, a afinação, a perfeição do fraseado: é a liberdade o que mais impressiona. Uma liberdade rítmica, uma flexibilidade", defende o professor e instrumentista Heriberto Porto.

Os últimos anos do intérprete de Desafinado, Garota de Ipanema e Chega de Saudade foram conturbados. No fim de 2017, Bebel Gilberto obteve sua tutela, quando o músico já não conseguia mais cuidar da saúde e das finanças. Até o fechamento desta edição, a causa da morte não havia sido divulgada pela família.

Estudioso da obra do baiano, o cantor paulista João Leão o considera um estado de presença total. "No panteão dos deuses da música brasileira João Gilberto é Cronos, Oxalá, Brahma, Buddha. As marchinhas do começo do século, os primórdios do samba, a Bahia que é o coração negro do Brasil, a obra de Tom Jobim. Quantas gerações ainda aprenderão com esse verdadeiro gênio?" (colaborou Teresa Monteiro)

Dicas

O livro João Gilberto (Cosac Naif) reúne dezenas de textos sobre o homem e sua obra. Já o filme Onde está você João Gilberto (Georges Gachot) é uma viagem pelo mundo particular do músico. E o disco Amoroso tem a mais bela versão de Besame Mucho.

O que você achou desse conteúdo?