Logo O POVO+
Os desafios para surfar na onda do "slow fashion"
DOM

Os desafios para surfar na onda do "slow fashion"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Peças de decoração feitas em madeira, no Mercado Central de Fortaleza (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Peças de decoração feitas em madeira, no Mercado Central de Fortaleza

Embora careça de números mais precisos, especialistas são unânimes em afirmar que, hoje, o artesanato é um dos principais pilares da economia criativa no País, um dos mercados que mais cresce no mundo. Não sem razão. Há um movimento de consumidores que busca mais do que só o consumo pelo consumo.

A doutora em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cláudia Buhamra, explica que esse segmento de consumidores é mais consciente e preocupado com as questões de sustentabilidade, a ponto de abrir mão das roupas de moda massificadas, chamada fast fashion, fruto da tecnologia que gera mais do mesmo. E passa a valorizar as roupas mais ligadas às origens, ao comércio justo, diferenciadas pelo feito à mão, como o artesanato. É o movimento batizado de slow fashion.

"Esse movimento representa um certo tipo de empoderamento do consumidor, significando que ele usa o quer e se expressa como quer, sem se sentir pressionado por seguir a moda. Mas isso não quer dizer que seja um consumidor menos exigente. Ao contrário. Ele compra menos, mas exige qualidade uma vez que a roupa é uma forma de auto-expressão", observa.

Esta mudança de cenário, por outro lado, exige do artesão conhecimentos mercadológicos mais amplos do que antigamente, de modo que o artesanato deixe de ser commodity, onde todos são iguais, e passe a gerar diferenciais no próprio produto.

Espedito Seleiro, 79 anos, artesão do sertão cearense reconhecido nacional e internacionalmente pelo seu trabalho com couro, ofício herdado de seu pai, que calçou Lampião, o Rei do Cangaço, sabe bem disso. Foi quando decidiu investir no estilo próprio, em meados da década de 1980, que conseguiu dar uma guinada na carreira que começou aos 8 anos.

Naquela época, as vendas de materiais para vaqueiros, tropeiros e ciganos estava em baixa pelo próprio escasseamento destas atividades, foi quando ele decidiu fazer peças mais atuais, colocar mais cor e marca nos seus produtos. Hoje, seus sapatos, bolsas e acessórios estão em lojas, integram desfiles de moda e produções cinematográficas. "Cada um tem que buscar seu próprio estilo que é isso que as pessoas que vem de fora buscam".

A artesã, empresária e consultora, Ethel Whitehurst, há mais de 30 anos se dedica ao desenvolvimento da cadeia produtiva de rendas e bordados no Estado. E diz que, dentre as práticas que têm feito a diferença no setor - além de, obviamente, capacitação dos artesão e investimentos em promoção - está uma maior integração do trabalho do design com o do artesão. "E pagando o preço justo aos artesãos porque é isso que vai garantir a melhora da qualidade de vida daquelas famílias".

A analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  no Ceará (Sebrae-CE), Diva Mercedes, afirma que é preciso avançar também no trabalho de formalização, na construção de uma rede para fomentar a distribuição e capacitação dos artesãos. "Porque quem não se prepara, tem mais dificuldade de acessar este mercado, principalmente, o internacional".

O que você achou desse conteúdo?