Logo O POVO+
Brinquedos artesanais para as férias da criançada
DOM

Brinquedos artesanais para as férias da criançada

| diversão| Trabalhar atividades em conjunto fortalece o laço familiar, além de desenvolver a autonomia e a perseverança dos filhos, segundo afirmam psicopedagogos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Com a chegada das férias, começa a preocupação dos pais quanto ao que fazer com os pequenos no intervalo das aulas. Para gerenciar o tempo livre dos filhos a escolha é muitas vezes por atividades em família. Um das opções recomendadas por especialistas para o momento de interação é construir materiais manuais em grupo.

 "Ter momentos lúdicos em família, ainda que por poucas horas, gerarão na criança autoestima, autoconfiança, e elas se sentirão valorizadas por seus familiares", recomenda a psicopedagoga Maria Riane Oliveira. Diferentemente de outras épocas em que as crianças brincavam nas ruas e participavam mais de atividades sociais, hoje os estímulos tecnológicos têm "desviado" a atenção da garotada. Por isso a importância de pensar em atividades manuais.

Segundo o professor de educação física José Viana, que há 23 anos facilita oficinas de atividades lúdicas para o público infantil, a prática do artesanato permite que a criança adquira mais concentração e descubra novas formas de brincar. "Com o objetivo de construir seus próprios brinquedos, elas fortalecem o músculo do imaginativo, o que possibilita o desenvolvimento de novas aptidões", sustenta.

Todo trabalho manual requer o contato com diversos materiais, de texturas, tamanhos e cores diferentes, conforme explica a professora e psicopedagoga Joana Nayra. O manuseio desses materiais gera sensações que ampliam os sentidos e permitem que a criança potencialize habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento. "Como gera sensação de prazer e de superação, a criança pode entender que cada coisa tem seu valor, principalmente quando feita por seu próprio esforço", afirma. Veja algumas "receitinhas" de brinquedos para fazer nas férias.

 

O que você achou desse conteúdo?