Logo O POVO+
Como o Ceará se movimenta
DOM

Como o Ceará se movimenta

Além das ações itinerantes em prol da reciclagem, em 2018, foram recolhidos mais de 36 mil kg de embalagens em 32 cidades do Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia
FORTALEZA conta hoje com 57 ecopontos, segundo a Prefeitura (Foto: EVILÁZIO BEZERRA)
Foto: EVILÁZIO BEZERRA FORTALEZA conta hoje com 57 ecopontos, segundo a Prefeitura

O Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso (TAC) com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e associações para fazer a coleta seletiva das embalagens de produtos de agrotóxicos do Ceará, conforme prevê a legislação ( Lei nº 9.974/00). O texto visa à instalação de três postos fixos de recebimento nos municípios de Quixeré, Ubajara e Abaiara.

Além das ações itinerantes, em 2018, foram recolhidos mais de 36 mil kg de embalagens em 32 cidades cearenses. "Os municípios foram definidos de acordo com a produção agrícola das regiões, facilitando a entrega do agricultor nos pontos de coleta, seja itinerante, seja fixo", explica Sarah Pianowski, engenheira ambiental e sanitarista, orientadora da célula de Políticas Públicas e Projetos Ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Os indicadores são encaminhados à Secretaria do Meio Ambiente (Sema) para fazer o acompanhamento anual. Sarah explica que o Governo do Ceará está implementando uma política de resíduos sólidos em todo o território, com o objetivo de evitar a disposição inadequada de resíduos sólidos no meio ambiente. Segundo ela, a ideia é trabalhar com três ações paralelas: a educação ambiental, a coleta seletiva e a logística reversa.

"O principal é focar na conscientização da população sobre a importância da separação dos resíduos e do descarte adequado. Quanto à coleta seletiva, o Governo está fomentando a constituição de consórcios públicos municipais de resíduos sólidos", diz. Para a logística reversa, a expectativa é a destinação ambientalmente adequada dos resíduos previstos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PRNS) e pelos setores produtivos responsáveis.

Na Capital, a Prefeitura de Fortaleza adota o modelo de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A ideia é estimular a população a fazer a coleta seletiva e levar o lixo para um dos 57 ecopontos espalhados pela Cidade. Assim, o consumidor tem acesso ao benefício do Programa Recicla Fortaleza, que gera desconto na conta de energia pela troca de resíduos recicláveis.

De acordo com o coordenador especial de Limpeza Urbana, Albert Gradvohl, a meta é chegar a 120 ecopontos. Quando o lixo é recolhido nas residências, ele é encaminhado para os aterros. "Quanto mais a gente ampliar a política pública nacional, mais teremos o incentivo para uma empresa verde", afirma. Ele também destaca do programa E-Carroceiro, que gera renda para os catadores de entulhos de construção civil.

De dezembro de 2015 até maio deste ano, os ecopontos receberam mais de 73.628 toneladas de materiais. As proporções de entulho somaram cerca de 52.140 toneladas; os restos de podas e volumosos somaram 17.263 toneladas; os materiais recicláveis, ou seja, plástico, vidro, metal, papel e papelão somaram 4.171 toneladas; e mais 54 toneladas de óleo. De abril de 2016 até agora, o programa Recicla Fortaleza recebeu um total de 25.018 cadastros de usuários no sistema e gerou um benefício total de R$ 583.113,58 distribuídos na conta de energia.

O que você achou desse conteúdo?