Logo O POVO+
Quem reinará em Westeros?
DOM

Quem reinará em Westeros?

De produto audiovisual a evento de proporções mundiais, Game of Thrones arrebata fãs desde 2008. O último episódio, cercado de críticas e incertezas, será transmitido hoje, às 22h
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Imagem da série Game of Thrones, da HBO
 (Foto: DIVULGAÇÃO HBO)
Foto: DIVULGAÇÃO HBO Imagem da série Game of Thrones, da HBO

Hoje é o encerramento de um ciclo internacional. Desde 2008, domingo após domingo, o mundo se reúne para assistir Game of Thrones. A produção da HBO baseada nos livros de George R. R. Martin é mais que um produto audiovisual. "Ser em formato semanal é provavelmente uma das fortalezas de GoT, assistindo semanalmente, as pessoas têm tempo para digerir o que veem", diz o produtor de conteúdo Kaio Anderson, responsável pelo podcast Sete Reinos. Em plataformas de streaming, ele explica, as temporadas são lançadas sexta-feira e, na segunda seguinte, o público "já viu tudo e o assunto cansou". Com GoT, entretanto, são semanas e mais semanas de conversas, teorias mirabolantes e confabulações sobre como serão os próximos passos das personagens. 

Listen to "#73 - Game of Thrones e o destino de Westeros" on Spreaker.

"Sobre algumas histórias, as pessoas gostam de especular, teorizar e imaginar possibilidades. Quando a temporada vem completa sobra pouco espaço para isso. Algumas narrativas vão tirar vantagem disso, pois muitos defeitos podem se diluir ao você assistir à temporada inteira de uma tacada só", elucida o escritor Wilson Júnior. E especulações não faltaram. A oitava - e última temporada - começou a ser transmitida no dia 14 de abril. Desde então, cada domingo tem sido uma reviravolta para os fãs. Mas, diferente do que se apostava, são muitas as reclamações e as queixas sobre desarticulação. "GoT tinha temporadas de dez episódios, a penúltima apenas sete e essa última somente seis. Sendo que sempre foi uma narrativa lenta, de peças se posicionando como no jogo de xadrez, acredito que esse corte nos episódios tenha apressado as coisas e essa pressa derruba a qualidade", argumenta Wilson.

É fato que as primeiras temporadas de GoT se caracterizam por guinadas inesperadas no desenrolar dos fatos. Essa certeza de ter a surpresa se firmou como uma das marcas da produção. O criador George R. R. Martin, contudo, não conseguiu dar continuidade à produção dos livros. E as últimas temporadas estão "descoladas" da sua narrativa base, os livros denominados As Crônicas de Gelo e Fogo. "Nós temos muitas críticas ao andamento da última temporada. Na verdade, as críticas já vieram das temporadas passadas. Desde que o criador simplesmente saiu da produção, ele escrevia um episódio por temporada e fazia consultoria, mas acabou saindo. Não tem fundamento em cima da obra original", lamenta Rildon Oliver - editor do site CosmoNerd.

São muitas as conjecturas sobre como será encerrada a série que mais mobilizou espectadores nos últimos tempos. "Podemos esperar o que a Daenerys prometeu: fogo, sangue e lágrimas", diz Wilson. "O que acredito é que o Jon e a Daenerys vão entrar em um conflito pesado. Arya foi mostrada no epicentro da destruição de Porto Real e viu o poder de destruição da Daenerys. Ela vai salvar o Jon matando a Daenerys", aposta Rildon. "Um encerramento amargo. Não acredito que veremos muitos finais felizes", diz Kaio. 

 

Podcast Recorte

Escute podcast sobre o último episódio de Game of Thrones:

http://bit.ly/recortspotf

Confira locais para assistir GoT em Fortaleza

O fim de GoT, que será transmitido hoje a partir das 22 horas. Pensando nisto, bares vão transmitir o episódio. Quem não quer sair de casa tem a opção de usar o serviço de streaming HBO GO (gratuito nos primeiros sete dias).

Órbita Bar: rua Dragão do Mar, 207 - Praia de Iracema. Gratuito até 19 horas. A partir das 19h, R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira).

Bulls Beer House: rua Gustavo Sampaio, 800 A - Parquelândia. Episódio legendado e quiz às 20 horas. Acesso gratuito.

Bar Clandestino: rua José Vilar, 3040 - loja 1 - Dionísio Torres. Funciona a partir das 18 horas. Acesso gratuito.

Geek Bar: rua Dom Quintino, 449 - Jacarecanga. Funciona a partir das 18 horas. Acesso gratuito.

Steel Bar: rua Frederico Borges, 27 - Meireles. Antes de transmitir a final, o estabelecimento exibirá o penúltimo episódio. Acesso gratuito

Boozer's Pub: rua Carlos Vasconcelos, 834 - Meireles. Funciona a partir das 19 horas. Acesso gratuito

La Bombonera - Restaurante e Snooker Bar: rua José do Patrocínio, 1334 - Montese. Acesso gratuito

Listen to "#73 - Game of Thrones e o destino de Westeros" on Spreaker.

 

Destruição de personagens

Uma das maiores críticas para o último bloco de episódios é a destruição de personagens femininas - como Brienne de Tarth e Daenerys Targaryen. A construção das duas foi de personagens cheias de temperança, articulação e até certa honra. Mas fãs reclamam que, agora, elas foram caracterizadas como "frágeis e loucas". Uma designação que não convence mais.

Capilaridade

Além de atingir o público consumidor de cultura geek, explica fãs ouvidos pelo O POVO, GoT consegue atingir diferentes públicos - não sendo uma série específica para um nicho.

O que você achou desse conteúdo?