PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Pioneirismo na fruticultura

05/05/2019 09:09:06

Além dos ovos com data de validade na casca, como é o caso da Avine, outra maneira de dar mais segurança ao consumidor é a rastreabilidade dos produtos da linha Rei, da empresa cearense Itaueira Agropecuária. Desde 2011, o processo pioneiro de produção das frutas é acompanhado, sendo disponibilizado QR Code (código de barras bidimensional) em cada um dos produtos comprado pelos clientes nos supermercados.

O monitoramento do Melão Rei, que também pode ser encontrado em diversos estabelecimentos de Fortaleza, é feito nos pallets, caixa e frutas, de modo que o cliente saiba a origem do alimento que está levando para a mesa. O número sequencial do código é único, cada melão tem uma identidade. Todas as informações podem ser acessadas pelo celular, basta fotografar o código. O consumidor tem acesso à data de plantio e colheita do item na fazenda, consegue saber a unidade de produção e a cidade onde o melão foi produzido.

Desde que a tecnologia foi implantada, o retorno do público vem sendo positivo para a empresa, afirma a gerente de Controladoria da Itaueira, Marilena Prado. "Isso fez com que nossos clientes confiassem mais na gente, e isso é muito positivo para o negócio. Com os dados coletados, conseguimos melhorar constantemente nossos processos produtivos. O consumidor está cada vez mais ligado às novidades tecnológicas e quer ficar mais próximo do produtor, sabendo a origem da mercadoria que compra", observa.