Logo O POVO+
Mais saúde com gengibre, açafrão e própolis
DOM

Mais saúde com gengibre, açafrão e própolis

| QUERIDINHOS DA VEZ|Os três alimentos eliminam toxinas, são anti-inflamatórios, antibacterianos e antigases
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ginger , root and ground ginger in white dish isolated on white background
      Copyright (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images Ginger , root and ground ginger in white dish isolated on white background Copyright

A rotina de cuidados de Álvaro Fontes de Oliveira, 34, tem poderosos aliados na prevenção e combate a infecções e outros tipos de adoecimentos há quatro anos. O educador físico limitou as doenças infecciosas com uma mudança simples, adicionando três ingredientes na alimentação: açafrão (também conhecido como cúrcuma), gengibre e própolis. "Percebo menos tempo para me restabelecer depois de treinos mais puxados na academia desde quando comecei a usar esses três ingredientes. Melhora o condicionamento físico, a disposição, a energia", partilha o atleta. O própolis, ele toma diretamente no suco de limão; o açafrão dá gosto à mistura da massa da tapioca; e o gengibre, consome com água, durante o treino.

"O gengibre é uma raiz conhecida por seu efeito anti-inflamatório, por auxiliar nosso organismo na eliminação de toxinas, ação antibactericida, anticâncer, antigases e antinauseante, sendo recomendado inclusive para gestantes", endossa Andressa Fontes professora da Pós Graduação em Nutrição Clínica do Centro Universitário Estácio FIC. O gengibre pode ser, segundo, ela um aliado na perda de peso por estimular a quebra de gordura. 

Entre os três, o gengibre é o que tem uma maior atuação no emagrecimento por ser um alimento termogênico. A nutricionista clínica Sandra Moura explica que os efeitos da raiz não se resumem a perda de peso. "Ela é um grande antioxidante e atua na regulação do corpo como um todo. Ajuda na redução do estresse, tem efeitos anti-inflamatórios.

Os alimentos podem ser usados como forma de prevenção de doenças inflamatórias de um maneira geral. Ao consumi-los, segundo a professora Andressa Fontes, naturalmente o corpo desenvolve resistência e adoece com menos frequência. "Essas propriedades são atribuídas ao composto bioativo gingerol presente na raiz do gengibre. O açafrão, que lembra muito a raiz do gengibre, mas é alaranjado, também possui uma lista enorme de benefícios. Combate resfriados, alergias e é um potente anti-inflamatório natural, rico em antioxidantes, previne câncer, pode ser auxiliar também na prevenção de Alzheimer e também é bactericida", informa. Os benefícios, segundo a professora, são atribuídos a uma substância presente nessa raíz que é a curcumina.

Já o própolis é bem múltiplo. Resultado do material produzido pelas abelhas por meio da própria cera ou resina de diversas plantas, a diversidade botânica pode gerar benefícios diferentes. "A forma mais popular de consumo é na forma de extrato de própolis que pode ser aquoso ou alcoólico. É rico em antioxidantes que podem trazer também diversos benefícios à saúde, desde ação imunológica quanto auxiliando o fígado na eliminação de toxinas", explica ela.

 

SOBRE OS ALIMENTOS

Gengibre

O responsável pelos efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e bactericidas do gengibre tem o nome de gingerol. É essa substância que também confere o sabor picante do gengibre, o que o torna uma especiaria muito utilizada na culinária.

Própolis

Pode ter ações anti-inflamatória, antibiótica e antioxidante. O extrato de própolis deve ser consumido diluído em água e auxilia na diminuição de inflamações, agindo no sistema imunológico.

Açafrão ou cúrcuma

Reduz os níveis do colesterol ruim e faz uma limpeza nas artérias do coração, removendo placas e prevenindo a coagulação do sangue. Ajuda na prevenção das doenças como Alzheimer e Parkinson. Uma colherzinha de cúrcuma por dia no arroz, feijão, sopas.

Fonte: nutricionistas Clarice Vergara, Cecília Rocha e Sandra Moura.

O que você achou desse conteúdo?