Logo O POVO+
Carnaval com chuva em Fortaleza
DOM

Carnaval com chuva em Fortaleza

| Sábado | A chuva banhou o sábado de Carnaval em Fortaleza. Na Gentilândia, foliões capricharam nas fantasias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foliões capricharam nos adereços na praça da Gentilândia (Foto: ALEX GOMES/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: ALEX GOMES/ESPECIAL PARA O POVO Foliões capricharam nos adereços na praça da Gentilândia

“Chove chuva, alegria do céu”: o verso, imortalizado por Ednardo em Bloco do Susto, saiu ontem da letra da canção e foi parar no Carnaval da Praça da Gentilândia, em Fortaleza. Durante toda a tarde, shows no polo do Benfica foram marcados por várias pancadas de chuva que “lavaram o bloco”, mas não impediram a farra dos foliões.

Atração principal do dia, o bloco Luxo da Aldeia – sempre com repertório marcadamente cearense – aproveitou a forcinha de São Pedro e deu gás extra na música de Ednardo, sempre um dos pontos altos do show. O verso da chuva, que é sempre executado com um salto sincronizado de todos foliões, foi de encontro com as águas e ganhou ares catárticos.

Tirada de letra pelo bloco que fechou a tarde, a chuva, no entanto, acabou atrapalhando um pouco as demais atrações do polo Benfica. Com o toró do início da tarde, muita gente deixou para sair mais tarde de casa e shows como o de Yane Caracas, com uma pegada forte no Axé Music, e da banda Dois Dedos de Música e os Tira Gostos” acabaram mais vazios.

Um dos que ignoraram a chuva foi o desenvolvedor Luiz Filipe Freitas, 33, que se vestiu com os amigos de princesas da Disney. "Eu vim de Branca de Neve porque ela tem sete anões, e, como eu tenho mais de dois metros de altura, todo mundo aqui comigo acaba ficando meio anão", diz. “Eu que fiz todas as fantasias”, diz, orgulhosa, a arquiteta Sarah Gurgel, esposa de Luiz.

Já o casal Mariana Victor, 29, e Gabriel Gonçalves, 35, aproveitou as fantasias de Halloween para cair na folia no Benfica: ela veio de Freddy Krueger e ele de Michael Myers (o assassino do filme Halloween). “Resolvemos fazer um dark carnaval”, brinca Gabriel. “É bom que aproveito a máscara, que tive que importar por US$ 20”, diz.

Na avaliação do polo, o Benfica foi aprovado pelos foliões pelos muitos banheiros químicos, o policiamento reforçado e a estrutura acertada – que não paralisou shows mesmo com a chuva sem trégua. Houve, no entanto, um deslize: ferido gravemente na festa com um corte na perna, um folião teve que esperar mais de uma hora por uma ambulância na Gentilândia.

Pinhões

Bloco Café Preto foi uma das atrações de ontem do Mercado dos Pinhões. Uma multidão tomou conta do espaço. Dentro e fora do marcado, muita gente fantasiada. A música de maior destaque foi mesmo a da Jennifer. Hoje, bloco Sandijunio e Jord Guedes fazem a festa no local.

Maracatu na Domingos Olímpio
Maracatu na Domingos Olímpio

Na avenida

Maracatu levou o som dos tambores para a Domingos Olímpio ontem. Mesmo com chuva, oito agremiações brilharam. Hoje, tem mais desfile às 18h.

Animação no mercado da Aerolândia
Animação no mercado da Aerolândia

Mercado

O ambiente familiar marcou o sábado de Carnaval, no Mercado da Aerolândia, no Alto da Balança. Várias gerações fizeram do espaço público uma festa.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 02-03-2019: Carnaval infantil em Fortaleza no pólo do Passeio Público com Trio Aquarela. (Foto: Marília Camelo/ Especial O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 02-03-2019: Carnaval infantil em Fortaleza no pólo do Passeio Público com Trio Aquarela. (Foto: Marília Camelo/ Especial O POVO)

Heróis

Para o pai Paulo Renato Guimarães, 36, e os filhos Eduardo, 11, e Paulo Renato, 3, a festa foi 100% a caráter. Cada um foi vestido de um super-herói. Organizado pela Prefeitura, o Carnaval da criança continua hoje nos polos do Passeio Público e do Benfica, de novo às 9h.

O que você achou desse conteúdo?