Logo O POVO+
Empresário preso na mesma operação que Temer consegue habeas corpus
DOM

Empresário preso na mesma operação que Temer consegue habeas corpus

Edição Impressa
Tipo Notícia

A desembargadora Simone Schreiber, plantonista do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, acatou ontem o pedido de habeas corpus (HC) da defesa de Rodrigo Castro Alves Neves. Ele tivera a prisão temporária decretada na quinta-feira (21) pelo juiz Marcelo Bretas, na Operação Descontaminação. Nela, foram presos preventivamente o ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro Moreira Franco (MDB). A decisão determina que Neves deixe a cadeia.

Em seu despacho, a magistrada afirmou que prisões temporárias e preventivas para efeito de interrogatório de investigados são inconstitucionais. Apoiou-se em voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, dado nas Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 395 e 444. As ações foram ajuizadas pelo PT e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para tratar das conduções coercitivas.

Para Simone, esses procedimentos, assim como prisões preventivas e temporárias, são ilegais. Ferem os princípios de não autoincriminação e de presunção de inocência, acredita.

Ao analisar a motivação para a prisão, Simone Schreiber criticou a alegação de que as prisões foram deflagradas para evitar acertos de versões entre os suspeitos. Segundo ela, tais acertos são estratégias legítimas de defesa. (Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?