Logo O POVO+
Praça Demócrito Dummar é inaugurada na avenida Aguanambi
DOM

Praça Demócrito Dummar é inaugurada na avenida Aguanambi

| Homenagem| Equipamento conta com anfiteatro e café, e deve ser um espaço de convivência para moradores e pessoas que passam pelo local diariamente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Prefeito Roberto Cláudio e Luciana Dummar, presidente do Grupo de Comunicação O POVO, durante cerimônia de inauguração da praça 
 (Foto: FOTOS AURÉLIO ALVES)
Foto: FOTOS AURÉLIO ALVES Prefeito Roberto Cláudio e Luciana Dummar, presidente do Grupo de Comunicação O POVO, durante cerimônia de inauguração da praça

A Praça Demócrito Dummar, localizada na avenida Aguanambi, foi inaugurada ontem, na presença do prefeito Roberto Cláudio e da presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar. O equipamento conta com anfiteatro e café e pretende ser um espaço de convivência para os que passam pelo local diariamente e moradores da região. Na abertura, se apresentaram a Banda da 10ª Região Militar, o Maracatu Nação Baobab e artistas do Circo Marcos Frota.

Para Luciana Dummar, a praça vai "movimentar" a cidade. "São dois braços abertos de um homem que amava essa terra. Esse lugarzinho aconchegante vai trazer muita arte, muita educação e muita cultura para esse lugar", considera. "Não tem nada mais gentil que uma praça. Essa praça acolhedora em frente à nossa casa é um presente", coloca.

A obra foi realizada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). A antiga pracinha da Rua Lauro Maia foi ampliada, ganhando 15% a mais de área, dotada de piso drenante, sinalização tátil, rampas de acessibilidade, lixeiras, bancos em madeira sintética (ecológica) e nova iluminação. Com 2.045,12 m² de área, a nova praça ganhou, ainda, um anfiteatro para apresentações de artes cênicas e musicais, bicicletário, jardineiras e paisagismo.

O prefeito Roberto Cláudio afirma que espaço deve ser bastante frequentado, por estar localizado "em um dos cruzamentos mais importantes", ao lado de uma estação do Bus Rapid Transit (BRT), da Uninassau e do Jornal O POVO. "É um espaço cheio de vida, com moradores, restaurantes, com todo o potencial de ser uma praça usufruída, usada pela cidade", diz. "Não tenho dúvida de que esse local vai se tornar um espaço de grandes oportunidades".

Na cerimônia, foi homenageado o jornalista Demócrito Rocha Dummar, fundador do jornal O POVO e personalidade que dá nome ao espaço. "Mais do que um jornalista, Demócrito era um ativista. Acreditava em causas, em valores", declara Roberto Cláudio. "Meu pai merece todas as homenagens pelo que ele fez, pelo que ele sonhou, pelo ser que ele foi", pontua Luciana Dummar.

A vendedora de lanches Francisca dos Santos Silva, 75, mora em frente à atual praça há 60 anos, quando as redondezas eram completamente diferentes. Ela foi à inauguração com a família e fica animada pelo novo equipamento, uma forma de lazer na porta de casa. "Todo mundo vai vir para cá porque aqui é muito bom. Moro bem ali, é só botar a cadeira e ficar apreciando", se alegra.

O que você achou desse conteúdo?